Cuidados Pré-Operatórios
Cada paciente é único e suas recomendações e orientações devem ser individualizadas, mas de forma geral, podemos enumerar alguns dos principais cuidados e dúvidas frequentes no período pré-operatório
Síndrome do Intestino Irritável
É um distúrbio funcional do trato digestivo com modificações por desorganização, acentuação ou inibição da função intestinal. A causa exata dessa síndrome ainda não é conhecida.
Constipação Intestinal (Prisão de Ventre)
A Constipação Intestinal, “prisão de ventre” ou intestino preguiçoso é a dificuldade de eliminar fezes, geralmente endurecidas e “ressecadas”.
Megaesôfago (Acalásia)
O Megaesôfago (também chamado de acalásia) é uma dilatação crônica e progressiva do esôfago, que leva a alterações na sua função de transporte do alimento engolido até o estômago.
Pancreatite Aguda e Crônica
Pancreatite é a inflamação do pâncreas, que pode ser aguda ou crônica. O pâncreas é um órgão esponjoso, localizado na parte de trás do abdome, atrás do estômago, entre o duodeno e o baço.
Câncer de Intestino
Este é o câncer do aparelho digestivo mais comum e felizmente, tratável e curável na maioria dos casos, se for detectado precocemente.
Abscesso e Fístula Perianal
Os abscessos anal e perianal são uma coleção de pus que se forma na região da borda anal ou em sua proximidade. Forma-se pela obstrução de glândulas que produzem muco no canal anal, que são contaminadas por bactérias.’
Fissura Anal
Fissura anal é uma ferida que aparece na mucosa do ânus. É causada pela passagem de fezes ressecadas e endurecidas ou em caso de diarréia crônica ou severa, trauma da região anal, dieta pobre em fibras e doenças inflamatórias intestinais.
Hemorróidas
Hemorroidas são dilatações dos vasos sanguíneos da região anal. Podem ser externas (na borda anal) ou internas (dentro do canal anal).
Cisto Pilonidal
Cisto pilonidal, sacrococcígeo ou dermóide é uma inflamação da pele e do tecido subcutâneo da região sacral e do cóccix (ponta da coluna, entre as nádegas).
Pólipos Intestinais
Os pólipos podem aparecer em qualquer órgão do Aparelho Digestivo, desde o esôfago até o reto, sendo mais comuns no intestino grosso.
Diverticulite
O divertículo é uma saliência para fora da parede de uma víscera oca. No ocidente, 85% dos divertículos do aparelho digestório localizam-se no cólon sigmoide.
Apendicite Aguda
O apêndice cecal é um órgão tubular de tamanho variável (cerca de 5 a 10 cm), com uma extremidade proximal ligada ao ceco (porção inicial do intestino grosso, do lado direito baixo do abdome) e a outra distal é fechada em fundo cego.
Úlcera Gástrica e Duodenal
A úlcera é uma ferida que ocorre nos mais diferentes tecidos do organismo. Quando é causada pelo próprio ácido produzido no estômago, é chamada de úlcera péptica, que pode ser úlcera gástrica (no estômago) ou úlcera duodenal (no duodeno, que é o início do intestino).
Refluxo Gastro-esofágico
Doença do Refluxo Gastro-esofágico (DRGE) é a passagem do conteúdo do estômago para o esôfago (alimentos ingeridos e ácido), quando os mecanismos que impedem esse retorno falham.
Hérnia de Hiato
A Hérnia de Hiato (HH) é a passagem anormal do estômago para o tórax. Essa passagem se dá por uma abertura natural no diafragma (músculo que separa o abdome do tórax) conhecido como hiato diafragmático.
Pólipo de Vesícula
O pólipo da vesícula biliar é uma lesão da parede interna que se projeta para o interior do órgão. Podem ser benignos ou malignos.
Reganho de Peso após Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica tem se mostrado uma ferramenta eficaz no tratamento da obesidade mórbida, proporcionando significativa perda de peso e melhora na qualidade de vida de muitos pacientes. No entanto, é importante abordar um fenômeno que pode ocorrer ao longo do tempo: o reganho de peso.
Endometriose de Parede Abdominal (Endometrioma)
Endometrioma de parede abdominal, é uma forma de apresentação mais rara da endometriose, quando o nódulo da doença se localiza fora da cavidade abdominal, entre as camadas de músculos, tendões e gordura do tecido subcutâneo.