Hérnia de Hiato
A Hérnia de Hiato (HH) é a passagem anormal do estômago para o tórax. Essa passagem se dá por uma abertura natural no diafragma (músculo que separa o abdome do tórax) conhecido como hiato diafragmático.
Pode ser congênita (criança já nasce com o defeito) ou adquirida (aparece durante a vida). É causada por fraqueza nos tecidos que mantém o estômago em sua posição normal, devido à idade avançada, obesidade, gravidez, ingestão de grande quantidade de alimentos/líquidos de uma vez ou deitar de estômago cheio. Essa migração do estômago para cima faz com que os mecanismos de controle do refluxo deixem de funcionar, permitindo o retorno do conteúdo (alimentos e ácido) do estômago para o esôfago. Entre esses mecanismos, destaca-se o esfíncter inferior do esôfago (EIE), um músculo localizado na transição do esôfago para o estômago, que permanece naturalmente fechado e que se abre para permitir a passagem do bolo alimentar do esôfago para o estômago, fechando-se novamente a seguir para não haver seu retorno.
Na maioria dos casos a hernia de hiato não causa sintomas, mas aumenta a chance de haver refluxo gastroesofágico. As hérnias grandes podem levar à dor torácica, vômitos, taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) ou falta de ar, relacionados à alimentação. Muitas vezes esses sintomas são confundidos pelo paciente com infarto do miocárdio.
Tratamento
A cirurgia é uma opção para tratar pacientes com hérnia de hiato (HH) e doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE). O tratamento cirúrgico (hérnia de hiato e doença do refluxo) visa a recolocação do estômago na cavidade abdominal e evitar sua volta ao tórax, mediante o ajuste do hiato com suturas e a confecção de uma válvula antirefluxo, que é uma dobra feita na parte alta do estômago com objetivo de evitar que ocorra o refluxo. Entre as muitas possibilidades descritas, atualmente, a que tem se mostrado mais eficiente é a rotação do fundo gástrico (porção mais alta do estômago) por trás do esôfago com sutura na região anterior, fazendo com que esse fundo “abrace” o esôfago.
Tenho hernia de hiato ,2cm, mas tenho falta de ar e dor apos refeição. Como temho 84 anos nao quero cirurgia, tomo bromoprida de vez em quando. O q mais posso fazer?
Olá Maria José! A hérnia de hiato é um problema que geralmente não causa sintomas “da hérnia”, a não ser quando tem um tamanho maior, onde parte do estômago entra e fica preso dentro. Os sintomas quase sempre são do refluxo e não da hérnia na verdade, portanto o que deve ser tratado é o refluxo, com mudança de alguns hábitos, cuidados na alimentação, perder peso se houver sobrepeso/obesidade e quando necessário o tratamento com remédios, isso tudo deve ser levado em consideração na consulta para decisão do melhor tratamento. Um hérnia de hiato de 2 cm geralmente não tem indicação de cirurgia mesmo. Saiba mais em: http://drviniciuscirurgia.com.br/refluxo-gastro-esofagico/
Bom dia Doutor tenho hérnia de hiato e costumo correr 4 vezes por semana , gostaria de saber se essa atividade prejudica a minha situação pois as vezes sindo como houvesse um vácuo no estômago na hora da corrida
Olá Luiz, atividades físicas com levantamento de peso, musculação ou que levem a um aumento da pressão abdominal por contração da musculatura como abdominais e pilates podem prejudicar, mas corrida não.
Quando como por exemplo carne em tamanho maior e mais dura parece que fica entalado por um tempo no esôfago e dói , depois de um tempo melhora . O pode ser e o que fazer?
Olá Kailany, pode ser muita coisa, é necessário uma consulta para direcionar a investigação. Fico `disposição caso queira agendar uma consulta
Tenho hernia de hiato e tomo esomeprazol 40 mg. O médico não endica cirurgia. Tenho tomar esse remédio para sempre, tenho 71 anos, nao sou gordo e prático futebol, caminhadas.
Tenho hérnia de hiato por deslizamento, 2021 estava com 2,0cm, últimamente tenho tido mais azia e quando estou dormindo do lado esquerdo,meu coração tem acelerado muito, e muito vontade de vomitar, e possível que tenha aumentado e esteja atrapalhando o coração?
Olá Camila, até pode sim, mas a chance de ser isso é muito pequena. Inicialmente acredito que seja necessário repetir a endoscopia, avaliar se a medicação e dose para tratar o refluxo está adequada e descartar outras possibilidades diagnósticas. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.
Os batimentos cardíacos pode ir a 250 batidas e desmaios por causa do refluxo qdo se tem hérnia?
Olá Elizabeth, provavelmente não. Recomendo uma investigação cardiológica.
Olá doutor tudo bem eu já fiz cirurgia de hérnia de um lado agora acho que tenho outra do outro lado próximo ao penis virillia ok sempre joguei futebol ok de um tempo pra cá eu não consigo jogar mas é bem trabalha muito pq estou sentindo meu coração acelerado quando toco na hérnia parece que afeta meu coração não sei o que é isso fui ao educo fizeram raio x fizeram exame de sangue exame de urina não tenho nada no meu coração toda vez meu coração acelera eu fico com
Medo mas os médico disseram que sempre meu coração estava tranquilo que poderia ser uma crise de pânico ansiedade mas eu não sinto isso não sei mas eu sei que tenho uma
Hérnia gostaria de saber se isso pode está causando isso pq toda vez que ele acelera da vontade de ficar pegando hérnia que já parece que desceu um pouco entende posso ficar tranquilo talvez é uma impressão minha que min deixa pensar que eu meu coração vai parar obg pela atenção
Hérnia inguinal não causa taquicardia ou aceleração do coração. É preciso investigar outras causas