Endometriose de Parede Abdominal (Endometrioma)

Endometriose de Parede Abdominal (Endometrioma)

Endometrioma de parede abdominal, é uma forma de apresentação mais rara da endometriose, quando o nódulo da doença se localiza fora da cavidade abdominal, entre as camadas de músculos, tendões e gordura do tecido subcutâneo.

Se localiza com maior frequência próximo da cicatriz da cesárea, por implantação de células do endométrio (camada interna do útero) na passagem do durante bebê o parto. Como a causa da endometriose nessa situação é diferente da endometriose profunda, felizmente a grande maioria destas pacientes não tem nódulos dentro da cavidade abdominal / pélvica. Pode existir nódulo de endometriose em área sem cirurgia prévia, mas esta é uma situação ainda mais rara.

Os sintomas do endometrioma de parede abdominal podem ser uma tumoração (nódulo ou “caroço”), que aumenta de tamanho e a dor se intensifica durante a menstruação. O diagnóstico pode ser feito através da ultrassonografia, tomografia computorizada ou ressonância, sendo recomendado investigar se existe doença dentro da cavidade pélvica também.

Tratamento

O tratamento do endometrioma de parede abdominal é a cirurgia com ressecção completa do nódulo e uma margem de segurança para evitar a recidiva. A depender da profundidade e do tamanho do nódulo, este pode envolver a musculatura e aponeurose (“tendão” da parede abdominal), sendo necessário ressecar segmento destes tecidos junto ao nódulo. Alguns casos, quando é ressecado um segmento de parede abdominal, requerem a colocação de tela cirúrgica, de forma preemptiva, para evitar a formação e uma hérnia incisional neste ponto de fraqueza durante a cicatrização.

Especialista em Cirurgia geral, de Emergência e Trauma, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, Hérnias e Cirurgia de Parede Abdominal e Videolaparoscopia

Comments (279)

  1. Socorro
    14 de março de 2022 at 21:57 pm

    Boa noite! Retirei um endometrioma há pouco mais de 40 dias. Ainda sinto o local dolorido. É normal ainda sentir dor , desconforto local.

    1. Dr. Vinicius Cordeiro da Fonseca
      11 de abril de 2022 at 16:00 pm

      Olá Socorro, o site estava com um problema na notificação dos comentários mas já foi resolvido. Desculpe pelo retorno tanto tempo depois.
      A complexidade da cirurgia para retirar o endometrioma depende do tamanho, localização e se infiltra músculos e tendões mais profundos. Quando a tumoração é mais superficial e não invade os músculos a recuperação costuma ser rápida e é incomum que ainda tenha dor importante no local. Já quando a tumoração infiltra a musculatura, temos que analisar os outros fatores e a dor/desconforto pode ser mais comum, e às vezes até esperado. Espero ter ajudado! Fico à disposição

      1. VANUSSA
        30 de junho de 2022 at 15:33 pm

        Olá Dr. Fui diagnosticado com endometrioma de parede , a médica disse que é simples , a anestesia é local ou geral ? Quanto tempo de repouso?

        1. 30 de junho de 2022 at 16:44 pm

          Olá Vanussa, a complexidade da cirurgia para retirar o endometrioma depende do tamanho, localização e se infiltra músculos e aponeuroses (“tendões”) mais profundos. Quando a tumoração é mais superficial e não invade os músculos a recuperação costuma ser rápida e é incomum que ainda tenha dor importante no local. Para responder adequadamente é necessário examinar a paciente e os exames para definir a extensão da cirurgia. Quando existe comprometimento (invasão) dos músculos, a retirada da endometriose leve junto uma parte destes músculos, e a depender da localização e extensão desse “buraco” o risco de formar uma hérnia ali é grande, e por isso é feita a reconstrução com uma tela, que é inabsorvível, ou seja, fica lá pra sempre. Precisa conversar com quem te examinou, viu os exames e propôs a cirurgia paa saber qual a anestesia mais indicada, de uma forma geral, se não precisar fazer uma reconstrução da parede, tanto a raquiquanto a geral podem ser utilizadas.

          1. SWYANNE
            29 de setembro de 2022 at 23:53 pm

            Boa noite, Dr. Ha 2 meses fiz a cirurgia de endometriose de parede abdominal, acometia músculos e aponeurose, foi colocada tela e retirada com margem ao redor. Porém, a barriga continua bem inchada e sinto as mesmas dores locais e sensibilidade. O que pode ser?

          2. 3 de outubro de 2022 at 21:46 pm

            Olá! Infelizmente este é um caso que para responder adequadamente, é necessário uma consulta, avaliar os exames de imagem pré-operatórios, a localização exata do endometrioma, saber como a cirurgia foi realizada, qual tela foi utilizada, em que posição foi colocada, como foi fixada, e examinar o “agora”. São muitas possibilidades que vão desde algo “esperado” até algo que pode significar uma complicação pós-operatória.

          3. Rayrene
            22 de junho de 2023 at 11:59 am

            Sinto muita dor no abidomen como se estivesse inflamado, no período menstrual ela vem com muita colica dores muito fortes e tabem no período de ovulação Sinto uma dor intensa, fiz uma transvaginal e não deu nada de anormal só um ovário maior que o outro um mede 9 eo outro 11

          4. Aline
            17 de julho de 2023 at 14:33 pm

            Dr tenho endometriose na parede abdominal. E queria fazer abdominoplastia a médica disse q teria que fazer a parte de retirada da endometriose primeiro, na abdominoplastia já não sairia junto? Fica próximo a cicatriz da cesariana.

          5. 7 de agosto de 2023 at 08:55 am

            Olá Aline, é possível sim fazer junto com a abdominoplastia. Depende da localização, tamanho e profundidade do endometrioma de parede abdominal. Se é pequeno, baixo (na região que vai ser retirada na abdominoplastia) e restrito ao subcutâneo é bem tranquilo de ressecar na abdominoplastia. Quando é mais profundo e envolve a aponeurose e músculos a cirurgia é mais completa e às vezes precisa utilizar tela na reconstrução, mas mesmo nessa situação eu acho uma boa alternativa fazer junto da abdominoplastia. Fico à disposição

          6. Vanesca Fernandes
            22 de agosto de 2023 at 22:15 pm

            Olá Dr!!! Fiz a cirurgia de endometrioma de parede no dia 15 de agosto 23, com ressecao do nodulo , que se estendia da aponeurose até o peritoneo, passando pela junção dos músculos retos do abdomen, medindo cerca de 5 cm , não foi colocado tela, posso ter problemas com hérnia? E normal o sangramento, não muito, pós cirurgia?

          7. 23 de agosto de 2023 at 06:15 am

            Olá Vanesca, se ficou uma falha na parede abdominal em todas as suas camadas, e se não foi possível fechar estas camadas de músculos e aponeurose (“tendões da parede abdominal”), o que é bem frequente quando o endometrioma é localizado junto à cicatriz da cesárea, o risco de evoluir com a formação de uma hérnia é grande. Se foi possível fechar com sutura os planos musculares esse risco diminui, mas com um defeito de 5cm e de tds as camadas, ainda existe. Fico à disposição

          8. Keity
            24 de outubro de 2023 at 13:13 pm

            Quem tem endometriose de parede abdominal é normal sentir dor na Hora e depois da relação sexual??

          9. 18 de novembro de 2023 at 22:18 pm

            Dependendo do tamanho, localização do endometrioma, pode ocorrer dor com esforço físico da musculatura. Dor pélvica durante ou após a relação sexual deve ser investigada ENDOMETRIOSE PROFUNDA, dentro da cavidade abdominal.

          10. Sara
            28 de novembro de 2023 at 09:20 am

            Olá Dr Vinícius fui diagnosticada com Endometriose Superficial a 1 ano e 20 dias
            Fiz a cirurgia de retirada do nódulo 12/11/22
            Infelizmente depois de 1 mês da cirurgia voltou novamente. Só que estou sentindo dor(o tempo inteiro,sem ser só quando tá menstruada(tô sem menstruar tem 1mês,depois que tomei a depropovera trimestral)tô sentindo ferruadas e muito incômodo no local, tô sentindo muito cansaço,sono , irritabilidade isso pode ser por causa da endometriose?
            Também pego muito peso será que e por isso que tô sentindo dor direto?
            Quero muito engravidar novamente,será que só suspendendo o anticoncepcional consigo? Ou tem que fazer a cirurgia de remoção de novo? Ou algum tratamento?

          11. 2 de dezembro de 2023 at 21:05 pm

            Olá Sara, é impossível responder suas perguntas de forma segura sem uma avaliação e tb a avaliação de ginecologista experiente em endometriose.

        2. Alyne
          15 de maio de 2023 at 10:08 am

          O cirurgião ginecológico faz essa cirurgia?

          1. 22 de maio de 2023 at 14:11 pm

            Olá Alyne, quando o endometrioma é pequeno e restrito somente ao subcutâneo e pele sim. Quando a lesão infiltra musculatura e aponeurose, dependendo do tamanho e localização, e principalmente se precisar de tela para reconstrução: não! Aliás, os casos mais complexos, nem todo cirurgião geral ou do aparelho digestivo sabe reconstruir da melhor forma, por isso recomendo procurar um cirurgião dedicado ao tratamento de hérnias e cirurgia de parede abdominal

          2. Rosângela
            22 de maio de 2023 at 22:50 pm

            Olá boa noite há 24 dias fiz uma cirurgia de endometrioma de parede abdominal e no local da cirurgia sinto duro, isso é normal.

          3. 23 de maio de 2023 at 17:01 pm

            Olá Alyne, é normal que ao redor da cicatriz de uma cirurgia forme um tecido endurecido nos primeiros meses e depois isso melhora, portanto pode ser normal sim. Porém para afirmar isso com certeza é preciso examinar. Fico à disposição

          4. Alexandra
            28 de junho de 2023 at 22:24 pm

            Procura um médico para o diagnóstico, em uma ultrassom de rotina o meu ginecologista identificou e me encaminhou pra um especialista. Pediu mais exames e constatou endometriose de parede abdominal. Mesmos sintomas. E foi 1 ano após a cesárea .. fique bem

          5. Ines
            17 de setembro de 2023 at 21:25 pm

            Fiz histerectomia total em 31/05/2023 e cerca de 30 dias após descobrir endometriose abdominal. Dia 17/08/2023 fiz a retirada de 4 nodulos que estavam comprometendo os músculos .
            Sem colocação de tela.Na biopsia veio a medida de 11,7 cm.Continuo com dores e estou com a barriga meio que pendurada no local da cirurgia…como se fosse uma hérnia. É possível ser hérnia pelo tamanho dos nodulos?

          6. 26 de setembro de 2023 at 21:56 pm

            Olá Inês, sim, é possível.

          7. Taíla
            24 de novembro de 2023 at 11:39 am

            Bom dia Dr.
            Quem tem endometrioma (ainda não fiz a retirada do nódulo) pode praticar atividade física?
            Eu faço musculação e carrego peso, normalmente sinto um leve desconforto e dor leve na região do nódulo durante e após os exercícios.

          8. 2 de dezembro de 2023 at 21:04 pm

            Pode

          9. Sidnea Souza do Nascimento
            20 de março de 2024 at 18:43 pm

            Boa noite. Na ultrassom detectou endométrio a de parede abdominal mas, eu ?fiz cirurgia de histerectomia a muitos anos . Isso é possível

          10. 4 de maio de 2024 at 09:33 am

            Sim, é possível por implantação de células durante a retirada do útero “esfregando” na parede abdominal. Essa é a principal causa de endometriose de parede abdominal

        3. Elizangela santiago
          18 de maio de 2023 at 06:49 am

          Bom dia doutor, eu fui diagnosticada com endometrioma e cisto hemorragico mas os médicos que me examinou não tem certeza de nada fiz dias ultrassom abdôminal e endovaginal sinto dores terrível do lado direito e não sei oque é pq os médicos não tem certeza de nada, pode me ajudar pelo amor de Deus parece que vou morrer de tanta dor tds os dias, não aguento mais Socorro pfvr me ajude. Cada vem q faço um exame sou diagnosticada com resultados diferentes já não aguento mais

          1. 22 de maio de 2023 at 14:19 pm

            Olá Elisaângela, recomendo procurar ginecologista especialista em endometriose. Alguns casos realmente são mais difíceis a definição do diagnóstico, e pode ser necessária avaliação de outras especialidades também. Fico à disposição caso queira agendar consulta.

          2. Nayara
            24 de agosto de 2023 at 19:41 pm

            Boa noite Dr. Sinto um carocinho no meio da cicatriz da minha cesarea ,as vezes dolorido e duro, pode ser endometriose?
            Há 2 meses também me deu um cisto hemorrágico do lado direito do ovario .

            Aguardo sua resposta

          3. 25 de agosto de 2023 at 09:01 am

            Olá Nayara, pode ser sim! Sugiro investigar com ginecologista especializado em endometriose.

        4. Tatiane
          21 de abril de 2024 at 17:04 pm

          Boa tarde,fiz a retirada do endometrioma a 15 dias,e o local da incisão apresenta sangramento,voltei ao médico que disse ter afetado um vaso,porém retornou o sangramento msm após retirada dos pontos . Isso e arriscado?

          1. 4 de maio de 2024 at 09:44 am

            Olá Tatiane, seria necessário uma consulta para avaliação. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

      2. Denise de Jesus
        11 de julho de 2022 at 20:34 pm

        Olá fui diagnosticada com focos de endometriose na parede do abdômen e no últero
        Minha barriga de uns anos pra cá aumentou de tamanho dando a impressão de gravidez é normal?
        Depois da cirurgia qual as chances de voltar o normal?

        1. 11 de julho de 2022 at 20:40 pm

          Olá Denise, a endometriose de parede abdominal causa inchaço e as vezes até uma tumoração palpável, mas não a barriga toda como na gravidez. Recomendo também investigar outras causas de inchaço/distensão abdominal. O riaco de recidiva da endometriose após ressecçào completa e bloqueio hormonal em seguida é de +- 5%. Fico a disposição

          1. Bruna Ribeiro
            21 de outubro de 2023 at 20:50 pm

            Dr fiz cezaria com laquedura a 10 dias atrás e agr apareceu um caroço um pouco acima do corte e está doendo muito , pode ser endometriose ?

          2. 18 de novembro de 2023 at 22:13 pm

            Não! Durante uma cesárea, pode ocorrer o implante de células do útero na parede abdominal causando futuramente um endometrioma, mas isso não “cresce”em 10 dias.

        2. Aline
          3 de outubro de 2022 at 14:34 pm

          Fiz histerectomia total,pois tive um histórico de cancer de colo de utero, depois de 2 anos apareceu uma lesão nodular na parede do meu abdômen o que pode ser?

          1. 3 de outubro de 2022 at 21:50 pm

            Olá Denise, existem vários diagnósticos diferenciais, que vão desde uma hérnia incisional, um granuloma, até um endometrioma de parede abdominal. É necessária uma investigação do quadro clínico, exame físico e de imagem para confirmar a suspeita diagnóstica. Fico à disposição

          2. Anely
            21 de novembro de 2022 at 02:36 am

            Boa noite! Me chamo Nely, depois da retirada do útero, apareceu um fico na parede abdominal, com isso estou sentindo muita dor intensa, todos os dias, mesmo tomando remédio e hormonal, será que a cirugia resolveria esses sintomas.

          3. 25 de novembro de 2022 at 19:53 pm

            Olá, se realmente for endometriose de parede abdominal, a cirurgia é o único tratamento capaz de curar a doença. Fico à disposição

        3. Flavia Vieira
          18 de janeiro de 2023 at 23:05 pm

          Olá!
          Gostaria de saber se a barriga fica inchado e alta tipo gravidez se não operar ?

          1. 18 de janeiro de 2023 at 23:23 pm

            Olá Flávia, não, isso não ocorre.

      3. Kelly Junqueira
        1 de agosto de 2022 at 21:29 pm

        Boa noite, dr estou com endometriose de parede abdominal na ressonância apareceu dois nódulos mais agora estou sentindo muitas dores sinto tanta dor que vou sempre pro pronto socorro chego. A vomitar dores estou tendo dificuldade de evacuar, muita dor na relação será que o caso é cirurgia

        1. 2 de agosto de 2022 at 00:29 am

          Olá Kelly, pelos sintomas que você mencionou acima, acho que o primeiro passo é definir se você tem endometriose profunda (dentro da cavidade abdominal), além dos 2 nódulos (endometriomas) de parede abdominal, pois nem todos podem ser justificáveis somente pela doença na parede. A necessidade de cirurgia para tratamento de endometriose dentro da cavidade abdominal deve ser definida por ginecologista experiente em endometriose, já os nódulos de parede, estes tem indicação de cirurgia, e deve ser removidos por cirurgião experiente em hérnias e cirurgia de parede abdominal. Fico à disposição

          1. Kelly Pereira Junqueira
            8 de agosto de 2022 at 01:30 am

            Dr muito obrigado pela resposta mais qual exame poderia fazer pra saber se a endometriose. Profunda na cavidade

          2. 8 de agosto de 2022 at 09:31 am

            O diagnóstico de endometriose profunda é feito com história clínica e exame físico incluindo toque vaginal, realizado por ginecologista experiente em endometriose, e confirmado por exame de imagem, que pode ser o ultrassom transvaginal com preparo intestinal (diferente do transvaginal “normal” que se faz em exames de rotina) ou a ressonância de pelve com preparo intestinal (diferente da ressonância de pelve “normal”). Ambos os exames tem a mesma acurácia para o diagnóstico, desde que realizados por radiologista experiente no assunto.

          3. Keli Alves
            30 de maio de 2023 at 20:48 pm

            Oi. Foi diagnosticada com nódulo de endometriose, tenho uma cirurgia marcada com minha ginecologista obstetra, porém estou insegura porque ela disse que terá que cortar meu abdômen para retirar o nódulo, mas pesquisei e todas as cirurgias de endometriose não tem cortes externos e sim feitas via vaginal, ela não me deu outra opção e eu já passei por 2 cesáreas e não queria ter outro corte no meu abdômen. Seria possível fazer está cirurgia sem cortes? Ou realmente precisa cortar o abdômen no local que está o nódulo?

          4. 7 de agosto de 2023 at 08:39 am

            Olá Keli! Acredito que alguma informação esteja desencontrada. Se o nódulo de endometriose que você se referiu for na parede abdominal, a cirurgia é sim com um corte na região do nódulo mesmo (ou utilizando a cicatriz que já existe da cesárea quando o nódulo é bem próximo) e não tem como ser feito via vaginal. Outra confusão pode ser entre endometriose profunda e de parede abdominal, e mesmo na endometriose profunda, a cirurgia via vaginal não é a adequada.

        2. CHAIANE DA SILVA DE LIMA
          9 de agosto de 2022 at 22:08 pm

          Olá Dr. A dois meses fiz essa cirurgia, fia 2 de junho, e depois dos 40 dias transei, mas tomei pílula do dia seguinte. A última veio dia 8 de julho , posso está grávida? Ou é normal atrasar?

          1. 10 de agosto de 2022 at 09:07 am

            Olá Chaiane, a existência de endometriose de parede não faz mudar seus ciclos menstruais. Sugiro consultar um ginecologista.

        3. Adriana
          3 de outubro de 2022 at 10:41 am

          Estou a mais de duas décadas na luta com a endometriose de parede abdominal! Na cicatriz da cesárea! Mesmo tendo feitos vários tratamentos e várias cirurgias nunca consegui a cura!

          1. Josilene
            2 de fevereiro de 2024 at 10:06 am

            Oi Dra tenho um endrometriona na parede do abdômen e não sei se é normal mas sinto que ele mexe fica dando umas fisgada é normal?

          2. 1 de março de 2024 at 23:42 pm

            Olá Josilene, dor é uma dos sintomas mais comuns de endometriose de parede abdominal. Fico `disposição caso queira agendar uma consulta

        4. Beatriz
          5 de maio de 2023 at 17:50 pm

          Oii
          Td bm?
          Fiz uma ressonância de pelve pra pesquisa de endometriose
          E deu que tenho um pequeno nódulo na parede abdominal suprapubica do reto abdominal direito medindo 0,7 ×0,4 cm,sem conteudo hemático evidente,provavelmente decorrente de manipulação cirurgica (provável glanuloma)
          O que seria isso?

          1. 7 de maio de 2023 at 09:06 am

            Olá Beatriz, se esse achado é suspeito de endometriose de parede abdominal ou não, primeiro é preciso ver o quadro clínico. Um granuloma é um nódulo que se forma ao redor de um “corpo estranho” por uma hiperreação inflamatória ao redor desse corpo estranho no local da cirurgia. Pelo tamanho, o mais provável é que o corpo estranho seja o próprio fio usado para fazer o fechamento de uma cicatriz de cesárea por exemplo. Mesmo assim, se houver dor / desconforto, recomenda-se a cirurgia para a retirada

      4. SARAH
        22 de novembro de 2022 at 22:19 pm

        Olá dr, a um tempo atrás comentei sobre um nódulo doloroso, com muita queimacao e dificuldade em esforço, acabei descobrindo uma segunda gestação, e pelas contas da usg tranvaginal fica bem prox a data que comecei a sentir esses sintomas, será que esse endometrioma pode ter se manifestado por conta da gestação?
        Ainda sinto queimacao, coceira, mas im pouco menos de quanto começou, apesar de ter aumentado de 2.5cm, para 3cm, os médicos continua falando para esperar pelo sus, já que não tenho condições de fazer no particular. Atualmente estou de quase 7 semanas, se realmente for endometrioma de parede essas dores tem de césar? Se for cesar acontece em qual período da gravidez?
        Tenho muito medo que seja um tumor maligno. Me sinto só, largada pela saúde pública, ninguém da uma atenção sempre jogando pra lá, pra cá, toma isso, toma aquilo, estou muito abalada emocionalmente, mal consigo me alimentar e isso tem me afetado drasticamente principalmente pela gestação sinto muito fraca.

        1. 25 de novembro de 2022 at 19:52 pm

          Olá Sarah, durante a gravidez, existe uma maior produção de estrogênio (hormônio) para que ocorra proliferação da musculatura uterina. Como os focos de endometriose também estão sujeitos a esse maior estímulo hormonal eles podem aumentar de tamanho. Além disso, se a paciente já tem dor, esta pode aumentar conforme o feto cresce e passa a permanentemente “empurrar a parede abdominal” para a frente. Durante a gestação a realização de um cirurgia para endometriose de parede pode aumentar o risco de formar uma hérnia no local e de aborto/trabalho de parto prematuro, portanto, nesse aspecto não é descaso, durante uma gravidez só se opera se for urgente e não tiver outra alternativa. Fico à disposição

      5. Raissa
        24 de abril de 2023 at 22:44 pm

        Sempre tive a menstruação certinha , tomo anticoncepcional a 10 anos , porém minha menstruação está atrasada desde janeiro, fiz ultrassom transvaginal e não deu nada , exame de sangue tudo normal , porém estou com dores no pé da barriga e costas a 3 dias , será q pode ser endometriose?

        1. 24 de abril de 2023 at 23:46 pm

          Olá Raissa, o diagnóstico de endometriose é clínico e confirmado por exame de imagem,mas tanto o ultrassom quanto a ressonância tem que ser com protocolo específico para pesquisa de endometriose, que envolve preparo intestinal, ou seja, laxantes para “limpar” o intestino, e é feito com gel na vagina e líquido injetado no reto. O ultrassom “normal” geralmente não identifica. Recomendo que em primeiro lugar, passe em consulta com ginecologista especializado em endometriose.

      6. Keila Nunes da Silva Alencar
        21 de novembro de 2023 at 14:15 pm

        Boa tarde dr. Tenho um endometrioma de parede de 7,5cm, e estou em tratamento, tomando anticoncepcional sem passas, para tentar diminuir o tamanho, antes de operar. Porém, já faz mais de 7 meses que iniciei o tratamento e continua do mesmo tamanho. Por tanto, o médico decidiu pedir a ressonância para fazer a cirurgia. Ele disse que vou ter que tirar praticamente todo músculo da parte inferior do abdômen. Não consegui encontrar nenhuma foto na internet de como fica a barriga nesses casos. Meu medo é que fique muito deformada. Mas, também não aquento mais esse caroço. Até pra dormir incomoda.

        1. 2 de dezembro de 2023 at 21:03 pm

          Olá Keila, com 7,5 cm dificilmente algum tratamento medicamentoso vá diminuir a lesão, e pelo tamanho, provavelmente compromete até a musculatura profunda, desta forma, a reconstrução muito provavelmente (só não posso dizer obrigatoriamente pois não examinei e não vi os exames) vai precisar utilizar uma tela. Neste tamanho acredito ser impossível não ficar alguma deformidade, e por isso é tão importante operar estas lesões enquanto ainda são pequenas. Sugiro operar com cirurgião especialista em hérnias. Fico à disposição

      7. Marta Patrícia
        2 de fevereiro de 2024 at 17:03 pm

        Boa tarde Dr.
        Depois de uma cirurgia de endometrioma na parede do abdômen onde se usará a tela , é possível ter uma gravidez sem maiores problemas
        Minha filha tem 28 anos e fará essa cirurgia ela tem um bebê de 3 anos

        Obrigada

        1. 1 de março de 2024 at 23:43 pm

          Olá Marta, possível é. Mas sem uma consulta, examinar e ver os exames, não é possível dizer se vale para o caso em questão. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

      8. Katia silene Ferreira Lima
        7 de abril de 2024 at 12:23 pm

        Bom dia fiz uma cirurgia pra retirar ovário e trompa esquerda por conta endremetriose a 18 ano.
        Só que estou sentindo muita dordo lado que retirou
        Poderia me informar o porw

        1. 4 de maio de 2024 at 09:40 am

          Olá Katia, pode ser muita coisa, é necessário uma consulta para direcionar a investigação. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

    2. Katia
      14 de junho de 2022 at 22:26 pm

      Fui diagnósticada com endromentrioma de parede está no músculo confesso que tô em Pânico nunca ouvi fala fui no médico moro no interior nem médico sabia me fala sobre me disse q n me operária q precisa de um especialista tô com medo com dor n sei o que fazer muito caro essa cirurgia n tenho condições de paga que eu preciso fazer pra consegui diagnóstico e operar
      Infelizmente quem n tem dinheiro fica míngua o q eu faço
      Moro Andradina interior de São Paulo

      1. 15 de junho de 2022 at 08:43 am

        Olá Kátia, não sei como posso te ajudar, além de orientar procurar um cirurgião experiente em cirurgia de parede abdominal.

      2. Cristina
        21 de junho de 2022 at 18:59 pm

        Boa noite fiz uma cirurgia há 2 meses de retirada de endometriose na parede abdominal , foi colocada uma tela mas o que está me preocupando é wue esta muito inchada a parede pelvica de onde se faz o corte da cesariana.
        O que devo fazer para diminuir o inchaço?

        1. 22 de junho de 2022 at 05:37 am

          Olá Cristina, o edema por conta da cirurgia pode ser maior ou menor de acordo commo que foi feito, o tipo e tamanho de tela utilizada, a posição que foi colocada e como foi feita a fixação dessa tela. Se fosse somente um inchaço pela manipulação da região na cirurgia, espera-se que em 2 meses isso já tenha desaparecido. É preciso examinar para dizer se é somente edema (inchaço) ou se poder ter acontecido outra coisa.

      3. Vanussa
        30 de junho de 2022 at 15:19 pm

        Katia tem a Dr Carolina em Presidente Venceslau!!

        1. Natasha
          6 de setembro de 2022 at 20:00 pm

          Estou com 3 nódulos parecidos com esse da foto, 2localizados onde ficam os ovarios e o outro no “monte de vênus” estao bem pequenos mas são bem palpáveis, tenho suspeita de endometriose e sintomas de dor e ansias, mal estar, fraqueza… antes e durante o período menstrual. esses nódulos doem um pouquinho, as vezes uma ardência, pode ser algum tipo de tumor? ou sera que é mais provável que seja endometrioma? estou com muito medo

          1. 7 de setembro de 2022 at 07:23 am

            Olá Natasha, a possibilidade de ser endometriose de parede abdominal deve ser investigada com exames de imagem, e se existe suspeita de endometriose pélvica (profunda) esta também deve ser descartada através de um bom exame clínico com ginecologista experiente em endometriose e exame de imagem adequado (ultrassom transvaginal ou ressonância com preparo intestinal). Outras possibilidades diagnósticas para tumorações nessa região incluem granulomas (se tiver alguma cirurgia na região, exemplo: cesárea), hérnia inguinal, cisto/hidrocele de Nuck, nas tumores de parede também são uma possibilidade, embora menor. Fico à disposição

      4. Carina
        13 de setembro de 2022 at 18:20 pm

        Será que tenho que fazer outra cirurgia,? Retirei o útero e colo devido mioma.Eno momento cirúrgico descobriu endometriose na trompa esquerda. Retiraram tb ….. Agora descobriu endometriose no ovário e na parede do abdômen. Tem algum remédio que posso tomar ? Sinto muitas dores na barriga.

        1. 15 de setembro de 2022 at 11:36 am

          Olá Carina! A indicação de cirurgia ou não, para tratamento de endometriose dentro da cavidade (seja profunda ou superficial) depende de vários fatores que são avaliados por ginecologista experiente em endometriose. Já a endometriose de parede abdominal, o único tratamento com intenção curativa é a cirurgia. Recomendo procurar um cirurgião experiente em hérnias e cirurgia reconstrução de parede abdominal. Fico à disposição

    3. Jaqueline
      14 de setembro de 2022 at 23:24 pm

      Ola dr fiz uma ressonância onde estou com um nódulo medindo 7cm no subcutâneo em contato com reto abdominal.
      No laudo da ressonância o médico suspeita de tumor desmoide ou de etiologia endometrioca.
      Nesse caso é necessário fazer a cirurgia ou apenas fazer o tratamento com anticoncepcional? E se fosse fazer a cirurgia ela seria mais superficial ou profunda? E seria feita nesse caso por laparoscopia ou laparatomia?
      Desde de já obrigada.

      1. 15 de setembro de 2022 at 11:43 am

        Olá Jaqueline, na suspeita de um tumor desmóide, ainda mais com 7cm, a minha sugestão é fazer uma biopsia da lesão (preferencialmente guiada por exame de imagem), pois cada vez menos operamos tumores desmóides, por apesar de benigno, a cirurgia ser sempre complexa e com um risco muito alto de recidiva! levando a deformidades, hérnias, dor e complicações no futuro. Caso a biópsia mostre ser endometriose, o tratamento indicado é a cirurgia, que mesmo sendo “melhor” que a endometriose, é uma lesão grande, que provavelmente necessitará de reconstrução da parede abdmominal com tela, portanto, sugiro procurar um cirurgião experiente em cirurgia de hérnias complexas e reconstrução de parede abdominal. Fico à disposição

        1. Priscila
          20 de março de 2024 at 21:37 pm

          Boa noite doutor eu tirei um nódulo na parede da cesariana a 8 anos, e agora estou sentindo muita dor na menstruação mais é no abdômen superior ao lado esquerdo, e no estômago tbm qual não passa com remédio nenhum, nos dias de mestrada antes eu ficava com diarréia agora, fico com sensação de fastio e com prisão de ventre , estou em uma crise agora tomando tramal e remédio forte em csa e não passa , fiz ultrassom não deu nada estou a espera de ressonância, minha dúvida é se e normal doutor se já viu caso da dor ser no abdômen superior ao lado esquerdo , se pode ser foco mesmo , já só aparece em período mestruaal

          1. 4 de maio de 2024 at 09:35 am

            Olá Priscila, seu caso precisa de uma consulta para avaliar adequadamente e responder.
            Fico à disposição caso queira agendar

    4. Roberta
      29 de novembro de 2022 at 03:26 am

      Boa noite! Fui diagnosticada com endometriose na parede abdominal e o médico falou que a cirurgia tem que ser aberta. Devo procurar uma segunda opinião?

      1. 29 de novembro de 2022 at 06:46 am

        Olá Roberta, as cirurgias para endometriose de parede abdominal geralmente são abertas mesmo.

    5. Carolina aparecida de abreu
      4 de dezembro de 2023 at 18:45 pm

      Oi, dr hoje eu fiz um ultrasson na parede abdominal e conto que estou com endometrioma e tem 1 mes e 17 dia que fiz cesaria e o dr que fez minha cesaria falou que nao e por conta da cesaria nao que se fosse por conta da cesaria demoraria anos ou ate anos apos a cesarea ja que eu tenho 1 mes e 17 dias Dr isso pode ser por conta da cesarea???

      1. 1 de março de 2024 at 23:23 pm

        Provavelmente não é decorrente desta cesárea.

    6. Raissa
      2 de fevereiro de 2024 at 23:03 pm

      Ola, tenho endometrioma de parede abdominal, faço academia, pego peso, e apos os exercícios, sinto bastante desconforto abdominal. Corre o risco do endometrioma estourar? Posso continuar fazendo exercícios e pegando peso?

      1. 1 de março de 2024 at 23:45 pm

        Endometrioma não estoura, mas sem você não operar corre o risco da lesão continuar crescendo e quando for fazer a cirurgia, necessitar de uma procedimento mais complexo e com mais riscos. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  2. Elaine Da Costa E Silva
    7 de abril de 2022 at 22:44 pm

    Oi meu nome ê ELAINE tenho esse problema o medico passou anticoncepcional para eu não mestruar mais para diminuir o tamanho ate entrar na menopausa e ele secar gostaria de saber se continuo com o tratamento ou devo operar ?

    1. Dr. Vinicius Cordeiro da Fonseca
      11 de abril de 2022 at 16:05 pm

      Olá Elaine, o anticoncepcional poderá impedir o crescimento do nódulo (endometrioma) pelo bloqueio do estímulo hormonal que o faz crescer e causar dor, porém é muito improvável que vá reduzir de tamanho. Recomendo procurar um cirurgião especializado em cirurgia de parede abdominal para realizar a cirurgia, que é a única forma de tratamento curativo, e até lá manter o anticoncepcional. Sigo à disposição caso queira agendar uma consulta.

  3. Chaiane
    8 de abril de 2022 at 21:25 pm

    Estou com esse problema!

    1. Dr. Vinicius Cordeiro da Fonseca
      11 de abril de 2022 at 16:06 pm

      Olá Chaiane! Recomendo procurar um cirurgião especializado em cirurgia de parede abdominal para realizar a cirurgia, que é a única forma de tratamento curativo. Sigo à disposição caso queira agendar uma consulta.

  4. Edileusa Aparecida dos Santos de Carvalho
    9 de abril de 2022 at 19:06 pm

    Eu tenho endometriose de parede já a 5 anos ,e agora esse mês eh vou fazer essa cirurgia, o meu problema está na região da minha barriga toda .

    1. Stephanie
      21 de junho de 2022 at 14:25 pm

      Desde a quarentena do pós-parto do meu segundo filho (fiz cesarea) sinto dores no abdômen, eu sinto o corte da cesárea dentro do abdômen e é neste local que sinto dor. Já tinha sido diagnosticada com endometriose antes de ter o segundo filho. Esta dor pode ser endometriose de parede?

      1. 22 de junho de 2022 at 05:32 am

        Se a dor é bem na cicatriz, o ideal é que seja descartada a possibilidade de endometriose ou mesmo uma hérnia na parede abdominal. Se você já tinha endometriose na cavidade pélvica e não foi retirada cirurgicamente, esta é também uma hipótese a ser descartada.

  5. Edileusa Aparecida dos Santos de Carvalho
    9 de abril de 2022 at 19:07 pm

    Eu tenho endometriose de parede já a 5 anos ,e agora esse mês eh vou fazer essa cirurgia, o meu problema está na região da minha barriga toda ., eu tenho uma filha de 9 anos vou conseguir ter outro filho .

    1. 11 de abril de 2022 at 20:54 pm

      Olá Edileusa, desejo que tudo corra bem em sua cirurgia e que tenha uma boa recuperação!

    2. Patricia
      22 de abril de 2022 at 09:11 am

      Dr preciso fazer a cirurgia de endomtrioma de parede,posso fazer a abdomeoplastia junto?
      Planos de saúde cobre essa reparação?

      1. 23 de abril de 2022 at 12:22 pm

        Olá Patricia, poder pode sim! Mas é necessário avaliar o caso e os exames para definir qual tipo de cirurgia será necessária para a retirada do endometrioma de parede abdominal. Para responder adequadamente é necessário examinar o caso e os exames para definir se é uma cirurgia mais simples ou se a endometriose infiltra musculos, com necessidade de reconstrução da parede abdominal, mas que também pode ser feita junto com a abdominoplastia. Os planos de saúde cobrem tanto a cirurgia da endometriose de parede abdominal quanto a abdominoplastia, porém, nem todo médico é credenciado pelo plano de saúde.

        1. Silmara Silveira Dutra da Silva
          2 de novembro de 2022 at 00:14 am

          Recentemente fiz uma ultrasom e a médica me encaminhou para um ginecologista, na ultrasom apareceu um caroço de 7 a 9 cm bem próximo da minha cesaria,segundo o médico é endometriose profunda e vou ter q fazer uma ressonância pra investigar melhor por conta do tamanho..mas o médico me receitou Tâmisa 30 sem parar,só q estou tendo escape,e mesmo assim fiquei 2 semana mestrando.. agora não sei se contínuo tomando o anti ou paro,pq a dor tá insuportável cada vez pior

          1. 5 de novembro de 2022 at 08:38 am

            Olá Silmara, 9 cm é um tamanho muito maior que um endometrioma habitual, portanto outros diagnósticos devem ser descartados também, como tumores de parede abdominal, entre eles o tumor desmóide, e nesse cenário, acredito que a ressonância seja o melhor exame de imagem a ser realizado. Recomendo manter o bloqueio hormonal e retornar com ginecologista para ver se precisa de algum ajuste, que é quem faz este manejo. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  6. Ingrid
    13 de abril de 2022 at 00:21 am

    Gostaria de saber se esse problema causa infertilidade e o que acontece se a a pessoa resolver não operar ?

    1. 13 de abril de 2022 at 21:05 pm

      Endometriose de parede abdominal por si só não causa infertilidade. Na maioria dos casos ocorre implante de células da parte interna do útero durante a saída do feto “esfregando” e que acabam crescendo e formando o nódulo de endometriose, portanto geralmente não há endometriose profunda (essa sim causa infertilidade). Caso não opere a tendência é o nódulo crescer por estímulo hormonal, causando dor e infiltrando cada vez mais os tecidos ao redor, tornando a cirurgia mais complexa depois.

  7. Elisangela
    22 de abril de 2022 at 23:00 pm

    Doutor qual o custo da cirurgia do endometriose na. Parede abdominal

    1. 23 de abril de 2022 at 11:59 am

      Olá Elisangela, o custo depende de vários fatores. Existe o custo hospitalar (material cirúrgico, equipamentos, medicamentos, internação e centro cirúrgico) e este depende do hospital que a cirurgia será realizada, e o custo de honorários da equipe de cirurgia e anestesia, e este depende da complexidade da cirurgia. Para responder adequadamente é necessário examinar o caso e os exames para definir se é uma cirurgia mais simples ou se a endometriose infiltra musculos, com necessidade dede reconstrução da parede abdominal, onde o custo é maior.
      Fico à disposição

      1. Michele
        10 de junho de 2022 at 20:55 pm

        Boa noite Dr! Graças a Deus encontro algum médico falando sobre o assunto! Obrigada!
        Minha pergunta é: como diminuir as dores enquanto não opero? Uso pílula continua, faço atividade física, dieta anti-inflamatória e ainda assim sofro com dores intensas, inchaço e desconforto. Pode me orientar?
        Mais uma vez, agradeço!

        1. 13 de junho de 2022 at 10:08 am

          Olá Michele! Pelo que vi, já está fazendo dieta e atividade física corretamente, a alternativa para tentar diminuir as dores seria com o bloqueio hormonal, mas que vc tb já está fazendo (não sei qual anticoncepcional está em uso, pois especificamente para endometriose tem alguns que são melhores, mas isto deve ser discutido preferencialmente com uma ginecologista com experiência em endometriose), então não vejo muito como “prevenir”a dor além do que já está fazendo. O tratamento definitivo é a cirurgia e até lá analgésicos e antiinflamatórios podem ajudar a tratar a dor, ams não evitam que ela venha. Fico à disposição.

  8. Carla
    28 de abril de 2022 at 04:42 am

    Dr. Essa tela que pode ser colocada é absorvida depois pelo organismo? Se não fizer a abdominoplastia junto, eu corro o risco de perder ou reduzir musculatura do abdômen, podendo ficar flácido?!

    1. 28 de abril de 2022 at 11:27 am

      Olá Carla, se o endometrioma infiltra somente gordura do tecido subcutâneo não é necessária a reconstrução com tela. Quando existe comprometimento (invasão) dos músculos, a retirada da endometriose leve junto uma parte destes músculos, e a depender da localização e extensão desse “buraco” o risco de formar uma hérnia ali é grande, e por isso é feita a reconstrução com uma tela, que é inabsorvível, ou seja, fica lá pra sempre. Sem a abdominoplastia a musculatura continua com o mesmo tônus muscular, nem mais nem menos flácida. É importante esclarecer todas as dúvidas e expectativas tanto do resultado da abdominoplastia quanto da exérese do endometrioma de parede abdominal com os médicos que irão realizar os procedimentos, e que se faça esta cirurgião com cirurgião com experiência em cirurgia e reconstrução de parede abdominal.

      1. Katyellen
        22 de junho de 2022 at 08:47 am

        Olá bom dia , fui diagnosticado com lipoma da parede abdominal , não desejo isso pra niguem , fiz uma cirurgia há 2 anos com nestegia local ,e lembro quando o doutor falava assim olhe ele tocava e dizia aqui está a sua parede abdominal estou raspando ela . E ele tirou um nódulo . De lá pra cá ainda sinto muita dor ,inchado e orrivel , fiz uns exames esse ano novamente . E ainda existem nódulos .é muito orrivel me deixa muito desanimada . Sem ânimo nenhum .

        1. 23 de junho de 2022 at 12:16 pm

          Olá Katyellen, um lipoma geralmente não causa tanta dor. Se a dor persiste pode ser que o lipoma tenha recidivado ou que a causa da dor não era o lipoma, e o problema “continua lá”. Recomendo ser avaliada por um cirurgião.

          1. Katyellen
            24 de julho de 2022 at 16:32 pm

            Deu endometriose , quando foi retirado e levado para fazer a biópsia , sinto muita dor enchaço na barriga . E principalmente quando minha menstruação chega . Será que isso vira câncer ?

          2. 25 de julho de 2022 at 08:17 am

            Olá Katyellen, existem alguns relatos de aparecimento de câncer em nódulos de endometriose, mas são muito raros. Se a lesão foi retirada por inteiro e enviada para análise da biópsia (exame anátomo-patológico) e mostrou somente endometriose, teoricamente pode ficar tranquila sim. Em relação à queixa de inchaço, só examinando para poder dizer se é só do pós-operatório normal mesmo ou não.

  9. Larissa
    1 de maio de 2022 at 00:18 am

    Olá Dr, estou com suspeita de endometriose de parede abdominal com RM marcada para daqui a uns 10 dias. Já passei por tantos médicos e só o sétimo conseguiu levantar esse suspeita e pedir o exame correto. A dor que sinto é próxima do umbigo, longe da cicatriz de cesária. Seria possível nesse caso ter ocorrido implante dessas células durante o procedimento da cesárea?
    No útero em si não tenho nenhum sintoma de endometriose. Meu fluxo é normal e regular e nunca precisei tomar remédio pra cólica. Mas sinto uma dor mto chata nesse ponto próximo ao umbigo quando estou perto de ficar menstruada e nos primeiros dias do ciclo.
    Qual seria o motivo de ter endometriose “fora do útero” além de transferência das células durante a cesária? Poderia ser uma predisposição do meu organismo? Podem nascer outros focos desses em outras partes do meu corpo? Agradeço desde já.

    1. 2 de maio de 2022 at 07:42 am

      Olá Larissa, existe endometriose de parede abdominal em outros pontos que não são a região da cicatriz da cesárea (por exemplo: no umbigo, mesmo em paciente que nunca operou), mas são bem mais raros! Nestes casos a paciente pode realmente não ter focos de endometriose pélvica (mas é necessário investigar com exame físico e ressonância ou ultrassom com preparo específico). Nestes casos de suspeita de endometriose fora da região da cesárea é essencial tentar diferenciar de tumores de parede abdominal, principalmente o TUMOR DESMÓIDE, que apesar de ser benigno, tem um risco de recidiva muito alto, e também tem crescimento e sintomas decorrentes do estímulo hormonal, por isso também causam sensação de inchaço e dor no período menstrual. Porém, atualmente somente uma minoria das pacientes deve ser operada, e uma cirurgia inadequada (sem a certeza da retirada completa da lesão, confirmada pelo patologista) pode levar à recidiva e sequelas. O melhor exame para tentar diferenciar entre os possíveis diagnósticos é a ressonância, mas algums casos precisam de biópsia.

  10. Deusiely
    9 de maio de 2022 at 21:23 pm

    Fiz uma cirugia de endometriose de parede abidominal porém já tem 40 dias e ainda sinto dores devo me preocupar.ow pode ser normal?

    1. 9 de maio de 2022 at 23:12 pm

      Olá Deusiely. A complexidade da cirurgia para retirar o endometrioma depende do tamanho, localização e se infiltra músculos e aponeuroses (“tendões”) mais profundos. Quando a tumoração é mais superficial e não invade os músculos a recuperação costuma ser rápida e é incomum que ainda tenha dor importante no local. Já quando a tumoração infiltra a musculatura, temos que analisar os outros fatores e a dor/desconforto pode ser mais comum, e às vezes até esperado, entretanto é preciso analisar outras características da dor para tenatr diferenciar da dor esperada para a cirurgia que foi realizada ou até mesmo alguma complicação. Espero ter ajudado! Fico à disposição

      1. Estela
        3 de junho de 2022 at 19:32 pm

        Boa noite
        Gostaria de saber o nome do anticoncepcional mais indicado para quem tem endometrioma de parede e está aguardando a cirurgia.
        Desde já agradeço.

        1. 4 de junho de 2022 at 05:54 am

          Olá Estela, a escolha do melhor anticoncepcional dele levar em conta idade, problemas de saúde, tabagismo, e outras características da mulher, por isso a decisão é individualizada e feita pelo ginecologista.

  11. Roberta
    10 de maio de 2022 at 18:08 pm

    Olá Dr, Vinicius, Que bom encontrar o seu site…

    Tenho 2 endometriomas de parede abdominal um na barriga e outro na cicatriz da cesaria, uso diu mirena por recomendação medica. Posso fazer uma lipoescultura? Ou o indicado seria uma mini abdominoplastia para fazer a retirada dos nódulos? Obs: não sinto dores no nódulo da barriga.

    1. 11 de maio de 2022 at 22:54 pm

      Olá Roberta, o bloqueio hormonal (no caso feito com o DIU Mirena) deve impedir o crescimento e manifestação de sintomas (por exemplo: dor) dos endometriomas de parede, mas eles não vão desaparecer, e existe possibilidade de em algum momento começar a aumentar de tamanho ou causar sintomas. Se você não sente nada, a minha primeira dúvida é como você descobriu ter os 2 endometriomas? Acho que o mais importante é que a indicação de lipoescultura é completamente diferente da de uma abdominoplastia (mesmo a mini), então na minha opinião essa decisão depende não só do seu objetivo, mas do grau de flacidez, quantidade de gordura, etc, e não da existência dos endometriomas. Fazer uma abdominoplastia (mesmo mini) em quem não tem flacidez que indique a abdominoplastia não vai ter um resultado legal. Da mesma forma, fazer uma lipo em uma paciente em que o maior problema é a flacidez também não vai ficar bom, independente do endometrioma. Agora, também é preciso saber a localização, tamanho e se invade músculos e aponeurose na sua retirada. A depender dessas características, o resultado “por fora” pode (ou não) mudar nada, e acrescentar um reparo “plástico” pra “aproveitar a incisão” pode (ou não!) trazer benefício. De qualquer forma, eu consideraria a remoção dos endometriomas antes de qualquer cirurgia plástica.

  12. Danielle
    12 de maio de 2022 at 11:50 am

    Doutor, tenho o endometrioma de parede e descobri a 10 anos, meu tratamento foi com anticoncepcional, só que como sou fumante, parei de tomar, fiz minha cesárea a 19 anos atrás, e desde então sofro muito..
    Tinha cessado a um certo tempo as dores intensas, só que desde o começo desse ano sinto w está cada mês piorando, somente cirurgia no caso, ou se caso voltar a tomar o anticoncepcional amenizaria as dores?
    Desde já agradeço muito

    1. 14 de maio de 2022 at 11:11 am

      A cirurgia é o único tratamento capaz de curar. Outra coisa a considerar é ao invés de parar o anticoncepcional porque fuma, parar de fumar para poder tomar o anticoncepcional.

  13. Simone albuquerque
    13 de maio de 2022 at 23:04 pm

    Dr ola me chamo Simone estou muito preocupada pois faz 1 ano q tive uma cesaria e estou com esse sintoma um caroço bem em cima da cicatriz do lado direito . Estou com muito medo pois tenho pavor de cirurgia pois sofri muito com minha cesaria e ainda perdi meu bebê me ajude Dr existe outro tratamento fora a cirurgia pelo amor de Deus.

    1. 14 de maio de 2022 at 11:13 am

      Olá Simone, lamento pelo ocorrido, e espero que Deus conforte sempre o seu coração. Recomendo passar em consulta com cirurgião que tenha experiência em cirurgia de parede abdominal para avaliar. Caso se confirme o diagnóstico, a cirurgia é o único tratamento capaz de curar.

      1. Simone albuquerque
        25 de maio de 2022 at 16:55 pm

        Dr mais tem como viver com isso posso adiar por mais um tempo? Pois ainda me encontro muito deprimida dr e estou com muito medo tem alguma formar de adiar um pouco mais ? Isso pode virar uma coisa mais grave ? Por gentileza me ajude ?

        1. 26 de maio de 2022 at 09:43 am

          Olá novamente Simone, não existe um “tempo máximo” que você pode adiar a cirurgia. Devemos levar em consideração os sintomas e o quanto eles impactam na qualidade de vida da paciente, além disso, se o nódulo está crescendo ou não, pois quanto mais esperar para operar, se a lesão estiver crescendo provavelmente infiltrará mais tecidos, músculos e aponeuroses, tornando cada vez mais complexa a cirurgia quando for necessário realizá-la. Recomendo passar em consulta com cirurgião que tenha experiência em cirurgia de parede abdominal para avaliar. Caso se confirme o diagnóstico, a cirurgia é o único tratamento capaz de curar.

          1. Simone albuquerque
            27 de maio de 2022 at 00:54 am

            Olá dr boa noite. Então dor eu não sinto n e raro msm pois só sinto o caroço e ele não é muito grande para falar a vdd quando descobrir ele era maio . Agora parece q está menor . Tenho muito medo de hospital dr tive uma depressão profunda e pânico msm tenho pressão alta e quando entro em u m hospital ela piora com minha crise de pânico n sei oque faço. Aqui vi um depoimento de uma mulher q já tem a 10 anos esse nódulo acho q vou aguentar até conseguir. Dr sou uma pessoa de baixa renda não tenho como pagar e aqui onde moro n consegui encontrar esse cirurgião

  14. Caroline
    14 de maio de 2022 at 22:40 pm

    Doutor , fui diagnosticada com endometriose de parede , porém médica pediu pra entrar com anticoncepcional para ver se passa essa dor , mas a dor continua bem intensa , tem dias que mais e dias que menos ! Mas ela sempre está aqui mesmo tomando anticoncepcional.
    Ela queima e da umas fisgadas ! Estou com
    Medo ,porém se fosse algo maligno já teria visto na ressonância?

    O ideal seria operar ? Quanto tempo recuperação dessa cirurgia

    1. 16 de maio de 2022 at 08:39 am

      Olá Caroline, tumores malignos de parece abdominal são ainda mais raros. A ressonância é o melhor exame para investigação. Porém, se mesmo com tratamento clínico, você continua com dor, a cirurgia está indicada, sendo este o único tratamento capaz de curar, portanto o ideal é sim operar. O “tamanho” e consequentemente o tempo de recuperação da cirurgia depende de vários fatores do endometrioma, se é superficial ou se invade músculos e aponeurose (“tendão” dos músculos da parede abdominal), tamanho, etc… portanto só examinando mesmo pra poder dizer. Sigo à disposição!

  15. Gabriela
    18 de maio de 2022 at 14:29 pm

    Olá, doutor! Fui diagnosticada com esse tipo de endometriose de parede e orientada a fazer a cirurgia. Quanto tempo de recuperação pós cirurgia?

    1. 19 de maio de 2022 at 10:00 am

      Olá Gabriela,
      A complexidade da cirurgia para retirar o endometrioma depende do tamanho, localização e se infiltra músculos e aponeuroses (“tendões”) mais profundos. Quando a tumoração é mais superficial e não invade os músculos a recuperação costuma ser rápida e é incomum que ainda tenha dor importante no local. Para responder adequadamente é necessário examinar a paciente e os exames para definir a extensão da cirurgia. Quando existe comprometimento (invasão) dos músculos, a retirada da endometriose leve junto uma parte destes músculos, e a depender da localização e extensão desse “buraco” o risco de formar uma hérnia ali é grande, e por isso é feita a reconstrução com uma tela, que é inabsorvível, ou seja, fica lá pra sempre.
      Recomendo procurar um cirurgião especializado em cirurgia de parede abdominal para realizar a cirurgia, que é a única forma de tratamento curativo. Sigo à disposição.

  16. PATRICIA DE REZENDE GARCIA
    19 de maio de 2022 at 15:12 pm

    Ola tenho endometriose na parede abdominal, e faço exercícios físico tem algum problema.

    1. 20 de maio de 2022 at 07:14 am

      Olá Patricia, a prática de exercício físico per si, não vai agravar a doença nem causar complicações. O máximo que pode acontecer é ter mais dor da parede abdominal (caso apresente este simtoma), em algums casos limitando ou impedindo que consiga praticar o exercício.

      1. Vanessa
        8 de junho de 2022 at 00:15 am

        Olá, realizei a cirurgia de endometrioma abdominal em 2019, foi feita raspagem no local,pois é no músculo, na hora da cirurgia para surpresa eram em dois pontos diferentes o problema. Em julho de 2021 as dores voltaram, não com tanta intensidade,mas ainda incomodam.Minha dúvida é se fizer uma histerectomia resolve definitivamente o problema?

        1. 8 de junho de 2022 at 06:02 am

          Olá Vanessa, realizar SOMENTE histerectomia para “tratamento da endometriose” é um conceito antigo e errado. A endometriose profunda ocorre por implantação de celulas da camada interna do útero FORA dele, infiltrando os outros órgão e cavidade pélvica, ou seja, se os nódulos estão FORA do útero, não adianta retirar somente ele. O tratamento adequado da endometriose consiste na remoção completa DOS NÓDULOS (sendo às vezes necessário, retirar parte do órgão em que o nódulo está infiltrando). Eventualmente se existem lesões infiltrando o útero POR FORA, E a paciente já está na menopausa, já teve filhos e não tem desejo de engravidar novamente, a histerectomia pode ser realizada. Se a dor é no mesmo lugar das cirurgias doa endometriomas de PAREDE ABDOMINAL, é preciso investigar se existe uma nova recidiva ou outros diagnósticos diferenciais como uma hérnia no local. Recomendo que passe em consulta com ginecologista especializado em endometriose e cirurgião de parede abdominal. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.

  17. Thamara de Paula
    7 de junho de 2022 at 16:02 pm

    Boa tarde! Estou com esse problema. Tive meu filho há 5 anos e há mais ou menos 1 ano e meio venho sentido dor e notei um nódulo. Fui ao meu e foi diagnosticado. Eu não tenho plano, gostaria de saber mais sobre a cirurgia. Quando está frio eu sinto ainda mais dor.

    1. 7 de junho de 2022 at 17:58 pm

      Olá Thamara, para saber a extensão e grau de complexidade da cirurgia necessária é preciso examinar e analisar o exame de imagem.

  18. Dayane
    10 de junho de 2022 at 18:16 pm

    Olá, boa noite. Suspeita de endometrioma de parede na cicatriz da cesariana. Qual o melhor momento para fazer o ultrassom? Fiz dois dias antes de menstruar, pode interferir no resultado do exame?

    1. 13 de junho de 2022 at 10:11 am

      Olá Dayane! Durante o período menstrual os nódulos costumam aumentar de tamanho, causando mais dor e a sensação de inchaço no local. Portanto, também ficam mais fáceis de serem identificados, principalmente se forem pequenos, desta forma, este é o período mais indicado para realizar o exame. Se vc fez o exame antes do período mas o nódulo foi identificado adequamente está ótimo, não tem necessidade de repetir durante o período menstrual. Fico à disposição

  19. Dreici Talarico
    28 de junho de 2022 at 08:23 am

    Olá
    estou com endométrio na parede celular instalada nos músculos…passei a poucos dias com o ginecologista cirurgião e ele me indicou a operação. Porém me disse que por ser nova a minha cicatriz ficaria bem funda e feia que não iria conseguir nem usar biquínis mais, fiquei com bastante medo e ele disse para ver se queira operar ou tentasse continuar fazendo o tratamento com a pílula, uso o cerazette fazem 3 meses e agora que ele começou a fazer efeitos melhores, mais mesmo assim durante o pouco período que menstruo sinto dores bem intensas de as vezes me dar tonturas, falta de ar.
    Não sei o que fazer. 🙁

    1. 28 de junho de 2022 at 09:45 am

      Olá Dreici, o anticoncepcional poderá impedir o crescimento do nódulo (endometrioma) pelo bloqueio do estímulo hormonal que o faz crescer e causar dor, porém é muito improvável que vá reduzir de tamanho. Se você tem dor mesmo usando a pílula, o melhor tratamento é a cirurgia, que é a única forma de tratamento curativo, e até lá manter o anticoncepcional.Agora, se no seu caso ficaria uma cicatriz feia ao ponto de não querer usar biquini, acho pouco provável se for feita por um cirurgião especializado em cirurgia de parede abdominal. Sigo à disposição caso queira agendar uma consulta.

      1. Dreici Talarico
        28 de junho de 2022 at 10:58 am

        vou retornar com a minha medica e falar com ela sobre o que eu falei com ele.
        e assim vero que estarei fazendo.

        Grata!

  20. Francine Glycerio
    30 de junho de 2022 at 12:32 pm

    Que bom que encontrei um médico comentando sobre o assunto! Estou com endometriose na parede abdominal, posso engravidar novamente antes da cirurgia?

    1. 4 de julho de 2022 at 13:07 pm

      Olá Francine, poder pode, porém durante a gravidez, existe uma maior produção de estrogênio para que ocorra proliferação da musculatura uterina. Como a endometriose é a presença de tecido da camada interna do útero implantado fora do útero, este nódulo também está sujeido a esse maior estímulo hormonal e pode aumentar de tamanho. Além disso, se a paciente já tem dor, esta pode aumentar conforme o feto cresce e passa a permanentemente “empurrar a parede abdominal” para a frente. Por fim, se imaginarmos que o local mais comum do endometrioma de parede é na própria cicatriza da cesárea, caso seja necessário fazer cesárea novamente, o “corte” passará muito próximo ou em cima do nódulo de endometriose. Portanto, apesar de poder, recomendo operar antes, e caso seja necessário tirar um pedaço da aponeurose (“tendão dos músculos da parede abdominal), recomenda-se aguardar 3 meses para engravidar, para reduzir o risco de formar uma hérnia no local. Fico à disposição

  21. Larissa
    8 de julho de 2022 at 14:14 pm

    Fui diagnostica com endometriose de parede abdominal a poucos dias atraves de ressonancia e ultrassom, a medica me indicou a laparotomia, só que fiquei um pouco assustar ao pesquisar sobre a laparotomia e saber q hj em dia nao se usa tanto, o que devo fazer? procuro outra opiniao, ou essa é mais viavel?!

    1. 8 de julho de 2022 at 14:22 pm

      Olá Larissa, não sei onde mora, mas a incisão para essa cirurgia geralmente não é uma laparotomia, e sim um acesso localizado bem onde tem a lesão. Como a maioria acontece após a cesárea, geralmente é possivel usar a mesma cicatriz. Recomendo procurar alguém especializado em cirurgia de parede abdominal e hérnia. Fico à disposição

  22. Mônica
    10 de julho de 2022 at 22:13 pm

    Boa noite, tenho endometrioma , ficou da cesárea, fiz tratamento c anticoncepcional continuo por 8 anos, ela sumiu, n sentia dor Nda, mas tive q parar o anticoncepcional por orientação médica, devido outros problemas q o mesmo me causou, aí voltou a crescer e as dores insuportáveis, c 3 meses resolvi fazer a cirugia, pois n aguentava a dor e o tamanho, retirei em setembro de 2019, fiz uma abdominalplastia e novamente senti algo estranho depois de uns meses de cirugia, agora c 1 ano e 6 meses a cada vez q mesário sinto dores e inchaço, no msm local, fiz a ultra e se trata de uma endometriose, a menos de 3 anos q retirei, n sei se foi devido a abdominalplastia ou pq retirei mas continuei menstruando, e voltou, o que me recomendaria? Outra cirugia? Ou progesterona? Já q n posso tomar anticoncepcional p interromper a mestruacao.

    1. 10 de julho de 2022 at 23:40 pm

      Olá Mônica, na grande maioria dos casos de endometriose de parede abdominal a doença tem um comportamento diferente da “endometriose profunda” que é mais frequente, e mesmo esta, com cirurgia adequada removendo todos os focos com uma certa margem de segurança e um período de bloqueio hormonal (por exemplo com anticoncepcional) após a cirurgia, a recidiva é baixa (ao redor de 5%) embora exista. Na endometriose de parede, a grande maioria dos casos o que houve foi a implantação de células do útero na passagem do feto durante a cesárea. Portanto, é possível que o endometrioma que você tinha não tenha sido retirado por inteiro, ou tenha havido uma recidiva mesmo. O fato é que o melhor tratamento é a cirurgia. Como já foi abordada essa região anteriormente e ainda fez uma abdominoplastia, recomendo procurar um cirurgião experiente em hérnia e cirurgia de parede abdominal complexa. Fico à disposição

    2. Cristiane
      17 de julho de 2022 at 13:16 pm

      Fui diagnosticada com esse cisto de endometrioma a genicologista falou que precisa fazer cirurgia pois já está grande e mim causando dor,mais não falou se é de parede abdominal, é bem no corte da Cesária, estou muito preocupado mim ajude Dr.

      1. 22 de julho de 2022 at 11:36 am

        Pela sua descrição parece ser um endometrioma de parede abdominal mesmo, o local mais comum (60% dos casos) é justamente próximo à cicatriz da cesárea

  23. Adriana
    28 de julho de 2022 at 13:38 pm

    Caroline, estou na luta com a endometriose de parede a mais de duas décadas! Nunca consegui a cura! Já passei por várias cirurgias e vários tratamentos todos sem sucesso. Aguardando a chegada da menopausa pra ver se tenho alívio das intensas dores que tanto me incomoda! Só tenho um ovário não tenho mais útero! Esse único ovário tem sido o suficiente pra todos os meses eu sentir muita mas muita dor. boa sorte pra você nessa longa e difícil jornada que é conviver com a endo

  24. Denise Cristina
    11 de agosto de 2022 at 09:55 am

    Bom dia Dr
    Fiz uma tomografia do abdômen com contraste um dos resultados foram
    Hérnia umbilical de conteúdo gorduroso, material heterogêneo subcutâneo de 33 mm no músculo reto abdominal sem caracterizar hérnia umbilical
    Hérnia inguinal bilateral
    Tenho 54 anos o que isso quer dizer?

    1. 11 de agosto de 2022 at 10:08 am

      Olá Denise, hérnias são fraquezas nos músculos e “tendões” da parede abdominal, que causam uma abertura, um buraco, por onde pode passar uma estrutura ou orgão e encarcerar (ficar preso), e alguns casos isso requer uma cirurgia de urgência (saiba mais em http://drviniciuscirurgia.com.br/sindrome-do-intestino-irritavel/ ).
      Nem toda hérnia umbilical precisa ser operada, mas em mulheres, toda hérnia inguinal deve ser operada (saiba mais em http://www.instagram.com/p/CcloHmxgCt_/?igshid=YmMyMTA2M2Y= ) pelo risco de ser uma hérnia femoral e nenhuma exame de imagem nem exame físico consegue diferenciar com certeza entre elas.
      Já o “material heterogêneo subcutâneo de 33 mm no músculo reto abdominal sem caracterizar hérnia umbilical” não entendi o laudo pois ou este “material” está no subcutâneo ou no músculo, precisaria examinar e avaliar as imagens da tomografia para poder tentar responder. Fico à disposição

  25. Carol
    16 de agosto de 2022 at 15:53 pm

    Fiz uma cirurgia para retirada do endometrioma de parede , porém mandaram para biópsia oque foi retirado , isso é normal ? Ou pode ser porque acharam algo diferente ?

    1. 16 de agosto de 2022 at 17:55 pm

      Olá Carol, é recomendado que seja mandado para biópsia (exame anátomo-patológico) “tudo” que for retirado do corpo, inclusive a tumoração suspeita de ser um endometrioma de parede, pois é esse exame que confirma se realmente é endometriose. Outros diagnósticos diferenciais de endometrioma de parede são tumores (malignos e benignos), hérnias e granulomas (nódulos de reação de corpo estranho ao redor de fios e outros materiais cirúrgicos). Fico à disposição

  26. Daniela
    17 de agosto de 2022 at 16:10 pm

    Olá Dr!
    Estou com uma suspeita de endometrioma não parede abdominal. Fiz aTC mas o resultado é que existe um nódulo na parede abdominal pouco específico ao método. O que fazer nesse caso. O que me chama a atenção que o nódulo é palpável na altura da costela. É possível um endometrioma de deslocar ?

    1. 17 de agosto de 2022 at 16:45 pm

      Olá Daniela, pela descrição que você fez do exame não é possível afirmar muita coisa. Apesar do local mais comum dos endometriomas de parede abdominal serem na cicatriz da cesárea ou de uma histerectomia (+- 60% dos casos), pode aparecer em outros locais da parede abdominal, como no umbigo ou no meio dos músculos mesmo. Pela proximidade com as costelas, talvez a lesão não seja de parede abdominal e sim do diafragma. O exame recomendado para investigação neste caso, é a ressonância magnética de abdome com protocolo para pesquisa de endometriose, de preferência analisada por um radiologista experiente no assunto! E com este resultado, procurar um cirurgião experiente em hérnias e cirurgia de parede abdominal. Fico à disposição.

  27. Elaine
    24 de agosto de 2022 at 21:01 pm

    Olá Dr! Fiz a cirurgia de endometrioma de parede abdominal há quase 3 meses, e acima da cicatriz cirúrgica existe um inchaço… inicialmente achei que era recente, mas não tem diminuído. Não sinto incômodo nem dor. Faz parte do processo?

    1. 26 de agosto de 2022 at 00:19 am

      Olá Elaine! Dependendo da extensão do endometrioma que foi ressecado, ou mesmo da “reconstrução” que possa ter sido necessária, pode ocorrer inchaço na região da cicatriz, mas frequente até 3 meses. Sem saber como era antes e examinar como está agora não é possível dizer se é um inchaço “normal” de pós-operatório ou não.

      1. HELOISA MAYER
        27 de agosto de 2022 at 01:04 am

        Ola boa noite, me chamo Heloisa e fui diagnosticada com endometriose de abdômen, ja estou fazendo exames pré operatórios graças a Deus mas tenho uma dúvida, sera q depois da cirurgia eu consigo engravida de novo

        1. 29 de agosto de 2022 at 12:22 pm

          Olá Heloisa,
          Endometriose de parede abdominal por si só não causa infertilidade. Na maioria dos casos a endometriose de parede ocorre por implante de células da parte interna do útero durante a saída do feto “esfregando” na cesárea, que acabam crescendo e formando o nódulo de endometriose, portanto geralmente não há endometriose profunda (essa sim pode ser uma causa de infertilidade)

  28. Cíntia
    30 de agosto de 2022 at 12:23 pm

    Boa tarde doutor.
    Meu nome é Cíntia. Tive esse diagnóstico no final de 2018 e a médica havia falado que não seria necessário cirurgia.
    Porem de uns 6 meses pra cá, tenho sentido muito mais dor que o normal e a sensação de aumento do cisto.
    Gostaria de fazer uma cirurgia estética (tirar a famosa pochete). É possível realizar junto com a retirada do cisto? Ador tem se tornado insuportável. Descobri 3 anos após minha segunda gravidez.

    1. 5 de setembro de 2022 at 21:39 pm

      Olá Cíntia, poder pode sim! Mas é necessário avaliar o caso e os exames para definir qual tipo de cirurgia será necessária para a retirada do endometrioma de parede abdominal. Para responder adequadamente é necessário examinar o caso e os exames para definir se é uma cirurgia mais simples ou se a endometriose infiltra musculos, com necessidade uso de tela para reconstrução da parede abdominal, mas que também pode ser feita junto com a abdominoplastia.

  29. Elizandra
    6 de setembro de 2022 at 01:41 am

    Doutor estou com endometriose de parede e após 3 anos da cesária estou com bastante dor. Mais a médica disse que não tem necessidade de operar, apenas usar um anti concepcional sem pausa. O senhor já viu alguma orientação assim?? Passo a pouco tempo com essa médica não estou duvidando dela, apenas sempre escutei que era necessário a cirurgia.

    1. 6 de setembro de 2022 at 09:07 am

      Olá Elizandra, o anticoncepcional poderá impedir o crescimento do nódulo (endometrioma) pelo bloqueio do estímulo hormonal que o faz crescer e causar dor, porém é muito improvável que vá reduzir de tamanho, e mesmo com anticoncepcional algumas mulheres tem dor. Recomendo procurar um cirurgião especializado em cirurgia de parede abdominal para realizar a cirurgia, que é a única forma de tratamento curativo (e quanto menor for a lesão, menos complexa é a cirurgia, e mais rápida é a recuperação pós-operatória) e até lá manter o anticoncepcional. Sigo à disposição caso queira agendar uma consulta.

  30. fernanda
    12 de setembro de 2022 at 16:06 pm

    DR. estou com endometrioma de parede a dois anos, possui 4 cm, gostaria de saber se posso engravidar agora e futuramente retirar o nodulo?

    1. 13 de setembro de 2022 at 08:16 am

      Olá Fernanda, poder pode, porém durante a gravidez, existe uma maior produção de estrogênio para que ocorra proliferação da musculatura uterina, e um nódulo de 4cm já não é “pequeno”. Como a endometriose é a presença de tecido da camada interna do útero implantado fora do útero, este nódulo também está sujeido a esse maior estímulo hormonal e pode aumentar de tamanho. Além disso, se a paciente já tem dor, esta pode aumentar conforme o feto cresce e passa a permanentemente “empurrar a parede abdominal” para a frente. Por fim, se imaginarmos que o local mais comum do endometrioma de parede é na própria cicatriza da cesárea, caso seja necessário fazer cesárea novamente, o “corte” passará muito próximo ou em cima do nódulo de endometriose. Portanto, apesar de poder, recomendo operar antes, e caso seja necessário tirar um pedaço da aponeurose (“tendão dos músculos da parede abdominal), recomenda-se aguardar 3 meses para engravidar, para reduzir o risco de formar uma hérnia no local. Fico à disposição

  31. ANA
    19 de setembro de 2022 at 12:19 pm

    Dr. Tenho muita dor no abdômen, mas é bem superficial, sinto que é entr o músculo e a pele. A minha dor é uma ardência que no período de menstruação dói mais. Porém nos últimos dias estou sentindo a dor mais intensa e sem estar menstruada. Esse endometrioma corre risco de se romper ou evoluir para outra patologia?

    1. 20 de setembro de 2022 at 22:56 pm

      Olá Ana, de romper não, mas o endometrioma pode ser confundido com outros diagnósticos diferenciais, como tumores na parede abdominal, hérnias… e as pacientes podem sim ter dor também no período fora do período menstrual.

  32. Joice
    7 de outubro de 2022 at 03:38 am

    Olá Dr! Li todos os comentários e respostas.. E desde já agradeço a disposição e atenção com esse assunto tão pouco comentado. Tenho Endometrioma de Parede Abdominal, por medo decidi adiar a cirurgia.. Meu médico disse que não tem perigo nenhum, não aumenta.. Apenas a dor e desconforto mesmo.. Mas acabei de ler que aumenta sim.. Estou com medo.. E está me impedindo até para fazer caminhada (preciso perder peso urgente). Sinto que minha barriga está super inchada e dolorida, mais na parte que tem o Endometrioma.. Causa mesmo inchaço considerável? Obrigada!

    1. 7 de outubro de 2022 at 06:36 am

      Olá Joice! Causa sim, e pode aumentar sim. Na semana passada fizemos uma cirurgia bem complexa em uma paciente com uma lesão de 5cm. Provavelmente se tivesse operado algums anos atrás, quando alguém falou que não precisava operar, a cirurgia teria sido muito mais simples e o pós-operatório muito menos sofrido. Publiquei aqui: https://www.instagram.com/reel/CjWABbqA-0G/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

  33. Kelly Souza
    19 de outubro de 2022 at 16:30 pm

    Olá, fiz cirurgia de ressecção de tumor de parede abdominal fazem 20 dias. O tumor estava com 4 centimentros e meio, e o medico disse que não precisou colocar tela, ainda esta um pouco inxado o local mais parece que ficou um pouco fundo no local que retirou. Sera que tem algum perigo ? sera q quando desinchar melhore?

    1. 20 de outubro de 2022 at 00:50 am

      Olá Kelly, é esperado que se houve a retirada do nódulo de 4 cm com margem de segurança, neste espaço fique “fundo mesmo”. O resultado estético e funcional final, só vai ser melhora avaliado daqui alguns meses. O risco que existe é de em lesões maiores, ocorrer a formação de uma hérnia (chamada de incisional) na região da cicatriz, mas isso pode acontecer pouco tempo após a cirurgia, como pode aparecer vários anos depois.

  34. Kelly Souza
    19 de outubro de 2022 at 16:33 pm

    Olá, fiz cirurgia de ressecção de tumor de parede abdominal e após a cirurgia o medico me receitou tomar medicamento Pietra ED por 6 meses.
    é necessario mesmo fazer esse tratamento, mesmo após a retirada do tumor?
    eu não tenho foco de endometriose profunda, o meu caso foi por conta da cesaria que eu tive. Sera q tenho mesmo que tomar esse remedio por 6 meses, o que me indicaria?

    1. 20 de outubro de 2022 at 00:54 am

      Olá Kelly, para poder pensar se é necessário ou não, é preciso saber o resultado anátomo-patológico (“biópsia”) desse tumor de parede. Se for confirmada endometriose mesmo e vc não tiver endometriose profunda, o bloqueio hormonal geralmente não é necessário (mas o ginecologista pode ter prescrito por outros motivos além do que levou à cirurgia).

      1. Cristiane
        26 de outubro de 2022 at 13:01 pm

        Olá Dro.

        Fui diagnosticada com Endo. Parede Abdominal em 2016 .
        De uns 3 anos pra cá comecei a sentir dores e cada vez mais intensas.
        Meu ginecologista na época disse me Mirena trataria o cisto e que cirurgia somente se viesse a crescer e me tirar a paz.
        Pois bem uso o Mirena a mais de 10 anos e cisto cresceu e doe muito.
        Gostaria de saber se posso retirar o msm junto com uma cirurgia de abdominoplastia ( tenho indicação pra abdominoplastia total) ou se retiro cisto primeiro em uma cirurgia isolada?

        Obs: Meu cirurgião me explicou que precisa fazer a retirada com espaço maior de segurança e que tem que aplicar a tela tbm .

        Dro. na sua opinião e experiência existe algum problema de fazer os dois procedimentos juntos ???

        Desde já agradeço pelo rico conteúdo que compartilha com todas nós ❣

        1. 5 de novembro de 2022 at 08:25 am

          Olá Cristiane, os 2 procedimentos podem sim ser feitos juntos.

  35. Sarah
    5 de novembro de 2022 at 05:06 am

    Boa noite, fui diagnosticada sugestivo de endometrioma parede abdominal, e um cisto simples de ovário, o principal problema é as dores no nódulo região inguinal a esquerda medindo 25x18mm, a dor é somente local, inchaço, queimacao, ardência, principalmente quando faço esforço de levantar, espirrar, tossir , o anti inflamatório alivia muito, mas a noite volta as dores no nódulo, minha cesaria foi a 9 anos isso acontece mesmo após muitos anos da cesaria? Estou aguardando a cirurgia pelo sus e pedindo a Deus que isso passe porque já tem um mês que sinto essas dores sem pausa. Ainda estou investigando se piora no ciclo pois é recente . Sempre tive problemas com cólicas insuportáveis des dos 12 anos.

    1. 5 de novembro de 2022 at 08:39 am

      Olá Sarah, um endometrioma pode ser manifestar vários anos após a cesária sim. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.

  36. Vanessa
    9 de novembro de 2022 at 19:00 pm

    Que bom que encontrei essa página, obrigado dr por compartilhar esse assunto!
    Fiz ontem a cirurgia e foi retirado 3 cm, não foi necessário colocar a tela.
    Gostaria da sua opinião quanto ao repouso, principalmente de exercícios físicos, pois trabalho em academia. Seria basicamente uma quarentena de cesária?
    Agradeço a atenção!!

    1. 12 de novembro de 2022 at 20:15 pm

      Olá Vanessa, recomendo que consulte o cirurgião que fez o procedimento, pois esse repouso pode variar de acordo com a cirurgia que foi realizada.

  37. Camila da Silva
    10 de novembro de 2022 at 12:29 pm

    Olá Dr. Boa tarde. Há 4 anos fiz uma cesariana, e sempre venho sentido dores no local da cirurgia, somente do lado direito. Atualmente as dores estão insuportáveis, o que pode ser?

    1. 12 de novembro de 2022 at 20:13 pm

      Olá Camila! Existem algusn diagnósticos diferenciais, mas deve-se pensar sim na possibilidade de endometriose de parede abdominal, principalmente se a dor começa ou aumenta no período menstrual! Fico à disposição!

  38. Vitória Rodrigues
    10 de novembro de 2022 at 17:00 pm

    Dr Boa tarde, tenho 20 anos e fui diagnosticada com endometriose com 18 anos, fui em um médico especialista no assunto e mesmo meu exame não apresentando nenhum foco endométrico o médico me afirmou com toda certeza que tenho devido ao meu histórico de dores e desmaios durante o período menstrual e sempre apresentar liquido na pelvis. Á principio procurei um médico por causa de uma dor abdominal logo ao lado do umbigo, o médico disse que as vezes as dores da endometrisose podem se manifestar de inúmeras formas e me passou um rémdio para tratar a endometriose. A dor não melhorou com esse remédio, cheguei a pensar que essa era dor psicológica pois já fui em inumeros médicos, de todas as especialidades. Voltei nesse mesmo médico que é especialista e falei que minha dor continuava aqui, me importunando todos os dias no meu dia a dia, e ele disse que apenas tenho que aprender a conviver com dor. Procurei outra médica, e ela me orientou a colocar DIU pelos benefícios que ele apresenta, e confesso que a dor melhorou de 10 para 7 em questão de dias que sinto ela, mas não de intensidade. percebo que ela é mais presente quando estou no perido que deveria menstruar. Eu não tenho nenhuma cirurgia para ter endometriose em cicatrizes , mas procurando interntet motivos para essa dor que tenho já vai fazer 3 anos, encontrei o seu blog. Já fiz até ressonância, tomografia, ultrasson e nenhum médico não me falou de endometriose na parede abdominal. O último médico que fui apalpando me disse que era um pequeno caroço no meu abdomen que poderia ter sido causado por esforço feito de forma errada, e que seria pior se retirasse pois teria risco de a dor piorar por ser no músculo, mas esse foi o diagnostico sem nenhum exame só ele apalpando. Você acha possível eu mesmo eu não tendo nenhuma cicatriz, que essa dor seja endometriose na parede do abdomen? Pode ser que seja um foco pequeno e por isso nenhum médico viu pelo exame, só que já faz 3 anos se fosse não seria possível que teria evoluído pra outra coisa? e eles já teriam visto? levei a um médico essa hipotese e ele falou pra mim para de ler coisas na internet mas não me deu uma solução

    1. 12 de novembro de 2022 at 20:37 pm

      Olá Vitória, infelizmente a maioria das pacientes com endometriose possuem uma hiatória parecida, de anos de dor, sofrimento, perda de qualidade de vida e declarações lamentáveis (mais comuns do que vc talvez imagine!) como essas de que “você tem que se acostumar com a dor” ou “quando você entrar na menopausa melhora” (o que vai demorar quase 30 anos de dor e sofrimento no seu caso por exemplo, e que tambêm nem sempre é verdade).
      Dito isso, vamos lá: embora mais raro, pode existie endometriose de parede abdominal sem que a paciente tenha feito nenhuma cirurgia, e também pode haver nódulos no umbigo ou mesmo no meio da musculatura. Outro ponto é que na maioria dos lugares que vc for ler sobre endometriose, será sobre endometriose profunda, que infiltra pelo menos 5mm nos órgãos pélvicos e pode ser diagnosticada por ultrassom ou ressonância com preparo intestinal, mas existe endometriose superficial, que também pode causar dor e pode não aparecer nestes exames, e às vezes só é diagnosticada em uma cirurgia (laparoscopia). Por último, o tratamento de dor crônica geralmente é multidisciplinar (incluindo especialista em dor), e pode necessitar de métodos alternativos de tratamento (acupuntura por exemplo), mas obrigatoriamente passa pelo tratamento da causa, que no seu caso apesar de sugestivo de endometriose, não foi confirmada até então. Fico à disposição! Recomendo a Clínica Prifma, em São José dos Campos, onde também atendo.

  39. Bianca
    9 de janeiro de 2023 at 03:58 am

    Olá Dr, bom dia, me chamo Bianca e fui diagnosticada com endometriose umbilical, ou seja um nódulo na parede abdominal de 21 mm, não sinto dor nem desconforto. Porém não menstruo, e não consigo engravidar, e quando menstruo sai secreção no umbigo também. A minha médica vai me encaminhar pra cirurgia, estou com medo pois nunca fiz cirurgia.

    1. 10 de janeiro de 2023 at 10:42 am

      Olá Bianca, endometriose primária do umbigo (quando não tem cirurgia prévia ou cicatriz no umbigo) é rara, e entre os sintomas está justamente o sangramento pelo umbigo durante o período menstrual, porém este nódulo no umbigo não causa infertilidade. A amenorréia (como chama quando não mesntrua) + infertilidade devem ser investigadas e podem OU NÃO estar relacionada à endometriose pélvica, e em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia. Para a endometriose do umbigo o único tratamento resolutivo é a cirurgia! A depender da localização e profundidade do nódulo, pode ser necessário retirar o umbigo e “criar um novo umbigo”, por isso, em alguns casos é necessário o auxílio da cirurgia plástica para reconstrução.

  40. Gabriely
    12 de janeiro de 2023 at 09:54 am

    Tenho endometrioma na cicatriz da minha cesarea. No período da menstruação, chego a chorar de dor. Era tão pequeno, quase não sentia dor. Hoje já está bem grande e é bem visível. Tem quase 3 anos e não consegui a cirurgia ainda

    1. 16 de janeiro de 2023 at 11:20 am

      Olá Gabriely, a cirurgia é a única forma de tratamento curativo (e quanto menor for a lesão, menos complexa é a cirurgia, e mais rápida é a recuperação pós-operatória). Fico à disposição caso queira agendar consulta.

  41. Cassia
    12 de janeiro de 2023 at 18:18 pm

    Quem opera endometriose de parede pode praticar atividade física depois? Mesmo se colocar tela?

    1. 16 de janeiro de 2023 at 11:23 am

      Olá Cassia, como não sei o tamanho da lesão e do defeito (“buraco”) que ficou na parede abdominal, a técnica utilizada na reconstrução, tipo de tela, onde foi colocada, como foi fixada…não posso afirmar ou mesmo “liberar” sem nem examinar. Mas sim, após uma cirurgia realizada de forma adequada, mesmo com tela, a maioria não tem limitação/restrição de praticar atividade física. fico à disposição

  42. Sa
    16 de janeiro de 2023 at 01:36 am

    Boa noite dr, fui disgnosticada com sugestivo de endo. Parede abdominal lado esquerdo foi de 2 para 3 cm em menos de 1 mes, mas meu medo e ser outra patologia ja que pode ser confudido com outras doencas pela ultrassom como desmoide etc.
    Tenho cesarea a 10 anos, quando descobri o nodulo tinha dor a ponto de nao poder levantar, andar curvada, muita queimacao todos os dias sem pausa, principalmente ao me mover ou fazer qualquer esforco, isso durou em torno de 2 meses seguidos, estava encaminhada para a cirurgia, acabei descobrindo a gravides, apos completar 3 meses as dores foi sumindo, diz a medica que iria sumir ja que nao estou mais mentruando.

    Estou impedida de fazer qualquer exame, sinto que o caroco ta bem menor ao toque tenho impressao que diminuiu uns 50%

    Minha duvida é ja que sumiu 95% das dores ate o momento, e o coroco ao tok tambrm ta menor e sem dor ao toqe tambem, isso confirma que realmnete e um endometrioma de parede?
    Tenho muito medo que seja uma doenca mas grave nao consigo tirar da cabeca, mas nao sei se fosse outras doenca de eu teria melhorado tanto assim, ja estou pra completar 4 meses semana que vem e sem dor na vdd estou pouquíssima consigo fazer tudo normalmente

    1. 16 de janeiro de 2023 at 11:27 am

      Olá Sarah, o que confirma com 100% de certeza é somente a biópsia da lesão. Tumores desmóides geralmente crescem na gravidez, e o fato de ter diminuído fala mais a favor de endometriose mesmo! O fato de diminuir de tamanho provavelmente tem relação com a influência dos hormônios na gravidez, e o “bloqueio” da menstruação no período após. Porém, a cirurgia é a única forma de tratamento curativo, e quanto menor for a lesão, menos complexa é a cirurgia, e mais rápida é a recuperação pós-operatória. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

      1. Rosana
        9 de fevereiro de 2023 at 00:40 am

        Meu caso é parecido com o seu, tenhos duas cesárea a primeira pouco tempo dps do meu filho nascer comecei a sentir fortes dores na parede abdominal mais precisamente perto da cicatriz da cesariana e em períodos menstruais, meu filho mais velho tem 9 anos, quando ele tinha 5 engravidei novamente e sumiu as dores pq não menstruava obviamente, então minha filha nasceu e pra minha surpresa as dores voltaram minha barriga fica inchada, até se eu respirar profundo doi quando estou menstruada, é um sofrimento esse período.

        1. 22 de fevereiro de 2023 at 15:22 pm

          Olá Rosana, se realmente for endometriose de parede abdominal (a história clínica é sugestiva!), a cirurgia é o único tratamento capaz de curar a doença. Fico à disposição

  43. Fernanda
    25 de janeiro de 2023 at 17:13 pm

    Olá Dr., O nódulo de endometriose de parede pode ser confundido com linfonodomegalia? Fiz 2 ultrassonografias com profissionais diferentes, em uma o médico indicou a retirada para biópsia ou punção, já a outra a médica suspeitou de endometriose e pediu para fazer ressonância. Eu não tenho sintomas de endometriose. E minha cesárea foi a 7 anos. É normal aparecer tantos anos depois?

    1. 25 de janeiro de 2023 at 17:20 pm

      Olá Fernanda, linfonodos aumentados podem ser um diagnóstico diferencial ao exame físico, mas na ultrassonografia as imagens são bem diferentes. Sim, é possível que a endometriose de parede abdominal manifeste sintomas depois de anos da cirurgia que levou ao implantes das células que viraram o nódulo de endometriose.

  44. Raysla
    31 de janeiro de 2023 at 15:00 pm

    Fiz essa cirurgia tem 15 dias, foi diagnosticado na biópsia Endometriose de Parede Abdominal,, nunca senti cólica, minha menstruação é regular, depois de várias tentativas convenci o médico a retirar, pois coçava bastante, o mesmo sempre me dizia que deixasse quieto, já que não incomodava. É normal ficar um pouco duro no local, como se fosse um inchaço? Isso vai atrapalhar em uma possível gestação? Adquiri na cesárea do meu primeiro filho.

    1. 1 de fevereiro de 2023 at 11:19 am

      Olá Raysla, com um pós-operatório recente, recomendo que todas as dúvidas sejam esclarecidas com quem realizou o procedimento, que além do conhecer o caso, sabe como foi a cirurgia e pode examinar para dar respostas mais precisas. É normal ficar endurecido ao redor da cicatriz nas primeiras semanas sim. A endometriose de parede abdominal não causa infertilidade nem interfere na gestação. Fico à disposição.

  45. Jennifer Perlato
    12 de fevereiro de 2023 at 14:08 pm

    Olá, doutor. Eu queria perguntar se inicio de gravidez aumenta a dor do endometrioma de parede.
    Após a menstruação o endometrioma para de doer em menos de dois dias ou a dor permanece por mais uma semana?

    1. 22 de fevereiro de 2023 at 15:25 pm

      Olá Jennifer, ao longo da gravidez existe um “bloqueio” do estímulo hormonal do estrogênio pela progresterona, fazendo com que os sintomas geralmente diminuam. A duração da dor depende muito do tamanho e estruturas que possa estar aderido “infiltrando”, quanto mais profundo e envolvendo músculos, maior geralmente é a dor, mas não existe uma quantidade de dias de dor, algumas mulheres têm dor o mês todo. Se realmente for endometriose de parede abdominal, a cirurgia é o único tratamento capaz de curar a doença. Fico à disposição

  46. Vitoria
    19 de fevereiro de 2023 at 20:52 pm

    Boa noite, há 3 anos fiz a retirada de um foco de endrometrioma e a algum tempo venho sentindo as mesmas dores de sentia antes de fazer a cirurgia e sinto também dor no coxa. Queria saber se depois da cirurgia pode voltar o nódulo?

    1. 22 de fevereiro de 2023 at 15:27 pm

      Olá Vitória, após a remoção completa do nódulo de endometriose de parede abdominal o risco de recidiva (quando a doença volta) é muito baixo, mas existe. Recomendo investigar diagnósticos diferenciais além da endometriose, e procurar um cirurgião dedicado à cirurgias de parede abdominal e hérnias para fazer essa investigação. Fico à disposição

  47. Isadora
    6 de março de 2023 at 17:26 pm

    Posso fazer a cirurgia de endometriose menstruada ?

    1. 6 de março de 2023 at 17:30 pm

      Olá Isadora, poder pode sim, mas não recomendo. No período menstrual a lesão tendr a aumentar de tamanho e haver uma certa inflamação regional. Portanto, o melhor é operar fora do período menstrual.

  48. Luana
    18 de março de 2023 at 14:17 pm

    Olá mim chamo luana! tenho endometriose na parede abdominal no tecido subcutâneo. Comecei a fazer dieta e atividades físicas e com isso eliminei 16kg, mais estou preocupada pq depois do emagrecimento estou sentindo muitas dores era para os sintomas melhorar mais está ficando pior não sei o pq. O que eu faço?

    1. 17 de abril de 2023 at 21:43 pm

      Olá Luana, independente do peso, se você tem endometriose de parede abdominal, o tratamento definitivo é a cirurgia. recomendo que procure um cirurgião experiente no tratamento de hérnias e cirurgia de parede abdominal. Fico à disposição

  49. Kamila
    31 de março de 2023 at 18:06 pm

    Imagem nodular no ventre muscular do reto abdominal inferior direito em área de manipulação cirúrgica prévia, de etiologia indeterminada, não sendo possível afastar endometrioma de parede abdominal

    1. 17 de abril de 2023 at 21:46 pm

      Olá Kamila, não entendi a pergunta, e a descrição do exame de imagem é compatível com endometriose de parede abdominal, mas além disso para o diagnóstico diferencial, é muito importante o quadro clínico para tentar diferenciar principalmente entre tumores de parede abdominal.

  50. Amanda
    14 de abril de 2023 at 21:32 pm

    Boa noite!
    Onde o senhor atende faz teleconsuta?

    1. 17 de abril de 2023 at 21:22 pm

      Olá Amanda, faço sim. Pode agendar pelo whatsapp (12) 98136-3844

      1. Rose
        18 de abril de 2023 at 11:34 am

        Boa tarde! Fiz uma histerectomia total há 20 dias. Foi ressecado um nodulo de 4 cm no reto. Sentia dor do lado esquerdo e na lombar. Continuo com a mesma dor. É normal? Período de cicatrização, ou há motivos para preocupação? Obrigado!

        1. 24 de abril de 2023 at 23:54 pm

          Olá Rose, sem saber como era antes da cirurgia e principalmente como foi a cirurgia é difícil dizer, é preciso avaliar diversas outras características da dor e do quadro clínico. Mas um fato que ocorre com certa frequência é que a dor crônica da endometriose gera um segundo tipo de dor crônica, por contratura dos músculos do assoalho pélvico (dor miofascial), e está precisa de fisioterapia pélvica (e eventualmente associação com tratamentos complementares) para melhorar! Existem mulheres que a cirurgia é adequada e as lesões retiradas por inteiro, mas se a dor miofascial não for abordada também, pode ocorrer a persistência do sintomas, como se a endometriose “ainda estivesse lá”. Fico à disposição

        2. Carla
          25 de janeiro de 2024 at 02:33 am

          Já fazem 7 anos desde a última cesárea, agora apareceu um nódulo duro e um pouco grande um pouco embaixo da minha cesárea do lado direito, sinto dor na perna, nas costas, na barriga, um pouco na virilha, tudo do lado direito… É possível ser endometrioma?

          1. 1 de março de 2024 at 23:39 pm

            É possível sim. É necessário examinar em uma consulta.
            Fico à disposição caso queira agendar

  51. Lizete Gava
    30 de abril de 2023 at 12:55 pm

    Ola! Fiz uma cirurgia de ressecção de endometrioma na parede do músculo do abdômen no dia 19/04/23 , desde que voltei pra casa percebi que sai líquido da cicatriz da cesárea mas o médico falou que isso podia acontecer e agora comecei a sentir bastante cólica, estou conseguindo andar bem pela casa , sem dores fortes porém a cólica está me derrubando , é normal ter esse sintoma?

    1. 6 de maio de 2023 at 09:32 am

      O líquido amarelo ou laranjado que sai pela cicatriz pode ser o que chamamos de “seroma”, e é algo até certo ponto esperado, dependendo do quando foi feito de descolamento da gordura do subcutâneo na cirurgia, mas o seroma pode dar dor no local da cicatriz somente, e quando infectado febre, inchaço e vermelhidão com calor local, mas não causa cólica! A cólica deve ser por outro motivo e deve ser investigada.

  52. Joelma santos
    30 de abril de 2023 at 21:28 pm

    Dr ,Boa noite! Tenho endometrioma de parede abdominal, e muita dor na relação! Já realizei ultrassom transvaginal com preparo e não foi observado focos de endometriose! Porém é insistente a dor no ato e também da endometrioma! Pode aínda ser endometriose e nenhum médico tenha tido o diagnóstico preciso?

    1. 7 de maio de 2023 at 07:04 am

      Olá Joelma, sim, ainda pode ser! Temos que lembrar que o ultrassom é um exame que o resultado depende também da experiência que quem fez o exame (pode haver endometriose e não foi vista? talvez), e existe endometriose superficial que também pode causar dor (embora menos frequente que endometriose profunda). Além disso, é preciso investigar se não existe um componente “miofascial” da dor, quando ocorre contratura crônica dos músculos da pelve e períneo, causando dor crônica. Sugiro procurar ginecologista especilizado em endometriose (Em São José dos Campos / Vale do Paraíba-SP recomendo a Dra. Priscila Cruz) e tb uma avaliação com fisioterapia pélvica.

  53. Pareicia
    6 de maio de 2023 at 07:01 am

    Em 2019 passei por cirurgia, histerectomia e retirada de muitos focos, especialmente na trompa e ovário esquerdo. A histerectomia foi opção por conta da anemia. Na época foi retirado um endometrioma de parede com mais de 2cm. Após 5 meses ele estava lá de volta com 6cm. Ova cirurgia e coloca ao da tela. Agora ele está na tela com 2cm. Ele coça, não tenho dor no local. Porém muita dor no ovário esquerdo que já foi retirado parcialmente. No ovário não aparece foco na ressonância. Se o da parede abdominal não dói preciso retirá-lo?

    1. 7 de maio de 2023 at 09:12 am

      Olá Patricia, o único tratamento realmente curativo para endometriose é a retirada cirúrgica! Mas é incomum um endometrioma recidivar tantas vezes e com crescimento tão rápido. Também é importante checar se nas primeiras cirurgias o resultado da biópsia do nódulo realmente deu endometriose (existe um tumor chamado desmóide, que é um dianóstico diferencial, e que tem altas taxas de recidiva.

  54. Beatriz
    8 de maio de 2023 at 19:22 pm

    Obrigada doutor pelo esclarecimento
    Talvez a ginecologista resolva pedir pra repetir o exame com contraste pra ter certeza
    Mas se for da linha da costura que se formou isso,acho que não preciso fazer cirurgia não
    Obrigada

  55. Alessandra
    17 de maio de 2023 at 23:03 pm

    Doutor, boa noite! Estou aglita com o resultado de uma tomografia:
    Imagem nodular irregular centrada nos planos pré-peritoneais hipogástricos medianos, em contato
    com a margem posterior da musculatura reto abdominal e com o peritônio parietal, medindo cerca de 2,0 x 1,1 x 1,0 cm, cerca de 6,0 cm abaixo da cicatriz umbilical, com realce pelo meio de contraste
    venoso, de aspecto indeterminado, devendo-se considerar a possibilidade de alteração de natureza
    uracal.
    Hérnia umbilical com conteúdo gorduroso e colo medindo 1,5 cm
    Poderia me auxiliar, por favor? Qual especialista devo procurar?

    1. 22 de maio de 2023 at 14:17 pm

      Olá Alessandra.
      Sugiro procurar um cirurgião com experiência em hérnia inguinal laparoscópica (por video)

  56. Carolina
    22 de maio de 2023 at 06:05 am

    Dr, me chamo Carolina, fui diagnosticada com endometriose na parede abdominal (na cesárea), estou tomando Pietra Ed e após o décimo comprimido menstruei. É normal?
    Não foi interrompido nenhum dia.

    1. 22 de maio de 2023 at 14:08 pm

      Olá Carolina, é preciso verificar com a ginecologista que prescreveu, que é quem conhece o caso.
      Fico à disposição

      1. Lorena
        25 de maio de 2023 at 22:32 pm

        Dr. Fui diagnosticada com endometrioma de parede através de ultrassom, porém fiz uma ressonância e aguardo o resultado. Na ultrassom o nódulo está na camada de gordura. Só sinto dor qd faço esforço, e eu adoro fazer musculação. Estou sofrendo com isso. Tem alguma contraindicacao? Quais os riscos que corro pegando peso?

        1. 6 de agosto de 2023 at 20:26 pm

          Olá Lorena! Não existe contra-indicação a fazer exercícios, porém eles causam mais dor, portanto não aumenta nenhum risco, mas vai estar sempre mais dolorida. O tratamento definitivo é a cirurgia com a ressecção do endometrioma. Fico à disposição

  57. Camila Gonçalves dos Santos
    6 de junho de 2023 at 00:07 am

    Doutor eu tenho endromentriose parede abdominal só que eu estou sentido muita dor nesse nódulo tipo uma ardência… só que já foi minha menstruação mesmo assim estou com essas dores isso e normal ?

    1. 7 de agosto de 2023 at 08:45 am

      Olá Camila, geralmente no início a dor da endometriose de parede abdominal ocorre somente no período menstrual, mas com o tempo, a paciente pode passar a sentir dor o mês todo.

  58. Ellen
    24 de junho de 2023 at 23:32 pm

    Boa noite Dr, fui diagnosticada com Endometrioma de Parede abdominal adquirido na cesária. Não pude operar ainda pq sou nova no trabalho, pra pegar licença médica. Minha barriga está muito inchada, as pessoas me perguntam se estou grávida. O senhor acredita q esse inchaço tem a ver com o endometrioma de parede abdominal?

    1. 7 de agosto de 2023 at 08:48 am

      Olá Ellen, o endometrioma de parede abdominal pode causar inchaço no local, mas não distensão da barriga toda. Sugiro investiga outras causas com gastro

  59. Patrícia
    18 de julho de 2023 at 21:27 pm

    Boa noite Dr?
    Fui diagnosticada com endometrioma de parede abdominal. Antes da dor ou mesmo antes de ovular meu abdômen coça muito.gostaria de saber se é normal a coçeira?

    1. 7 de agosto de 2023 at 09:05 am

      Olá Patricia, não me lembro de outras pacientes citando coceira especificamente, mas acredito que sim, pode estar relacionado.

  60. Suziellen
    4 de agosto de 2023 at 17:10 pm

    Fui diagnosticada com endometriose e o nódulo heterogêneo, irregular, localizado na parede abdominal da FID, doloroso a compressão medindo 29.8 x22.1 1×28.5 mm, vol 9.8 cm³, distante da pele 16.3 m.m

  61. Patrícia
    6 de agosto de 2023 at 18:03 pm

    Boa noite Dr.?
    A dois meses fui diagnosticada com endometrioma de parede abdominal,sinto muita dor quando estou próximo da menstruação e durante.mas antes disso minha barriga coça muito isso é normal?

    1. 7 de agosto de 2023 at 09:18 am

      Olá Patricia, não me lembro de outras pacientes citando coceira especificamente, mas acredito que sim, pode estar relacionado.

  62. Brenda Lohrane
    15 de agosto de 2023 at 23:15 pm

    Boa noite Dr!
    Tenho 25 anos e fui diagnosticada com endometrioma.Fui indicada a tomar o remédio Pietra ED para o tratamento da mesma. Tomo a cerca de 1 ano e não sinto mais as dores muito dolorosas , e na última ressonância magnética, o resultado foi a diminuição considerável dos cistos de endometrioma. No entanto, tenho feito fezes com sangue e parece coágulos como sangue de menstruação saindo pelo ânus.É normal isso para quem tem endometriose e usa medicação no caso Pietra ED?

    1. 16 de agosto de 2023 at 15:24 pm

      Olá Brenda, quando você diz ter diagnóstico de “endometrioma” eu não não entendi se é DE PAREDE ABDOMINAL ou nódulos de endometriose profunda. Se tiver endometriose de parede abdominal, este problema não causaria de forma alguma a presença de sangue nas fezes. Se o endometrioma na verdade forem nódulos de endometriose profunda (dentro da cavidade pélvica), e houver envolvimento do intestino, é mais incomum mas pode ocorrer sangramento nas fezes no período menstrual. De qualquer forma, recomendo passar em consulta com cirurgião e a realização de colonoscopia para investigar a causa do sangramento nas fezes. Fico à disposição

  63. Maira
    6 de setembro de 2023 at 19:24 pm

    Dr fui diagnosticada com endometrioma de parede localizado em baixo da cicatriz da cesarea, estou gestante posso fazer a retirada no momento da cesarea? Iria tentar um parto normal apos cesarea mas tenho certeza que o risco de ruptura uterina seria aumentado

    1. 7 de setembro de 2023 at 12:05 pm

      Olá Maira, uma cesárea prévia, por si só, não contra-indica um parto normal na gestação seguinte, mais isso deve ser discutido com o/a obstetra que está fazendo seu pré-natal. Eu não recomendo a exérese do endometrioma junto da cesárea por um risco aumentado de infecção pela abertura do útero, além disso a musculatura da parede abdominal no fim da gestação está alterada pelo útero aumentado e eu aguardaria pelo menos 3 meses para então fazer a exérese do endometrioma. Fico à disposição

  64. Thaís
    27 de setembro de 2023 at 15:53 pm

    Olá, fiz cesária a cerca de 1 ano e 4 meses. De uns meses pra cá percebi um pequeno caroço na parta superior direita da cicatriz. Não estava sentindo dor, porém esse mês durante o período menstrual senti um desconforto (dorzinha) ao apertar levemente o local. Se for endometriose e eu tiver que fazer cirurgia e colocar a tela, posso engravidar e ter uma futura cesariana ou não?

    1. 27 de setembro de 2023 at 17:46 pm

      Olá Thais, excelente pergunta!
      Caso seja mesmo um endometrioma de parede abdominal (e pela descrição realmente pode ser!), e precisar operar e colocar uma tela, isso não impede nem atrapalha uma futura gestação, e se a via de parto for uma cesárea, o obstetra terá que cortar a tela (sem tirar ela, somente cortar, como cortaria normalmente mesmo a aponeurose – “tendão”), mas para o fechamento e sutura da aponeurose e tela, é preciso utilizar um fio inabsorvível (recomenda-se fio de Poliprolipeno 0 ou 2-0).

  65. MARCIANA
    6 de outubro de 2023 at 23:09 pm

    Olá Dr. Fiz a cirurgia de endometriose tem 150 dias . Fico muito inchada minha barriga fica dura no pé da barriga . Sinto dores . Que pode ser

    1. 7 de outubro de 2023 at 04:07 am

      Olá Marciana, somente com esses sintomas tão inespecíficos não é possível fechar nenhum diagnóstico. É preciso uma consulta. Fico à disposição.

    2. Rose
      12 de março de 2024 at 10:42 am

      Oie vc ficou bem? Esse inchaço sumiu? Estou com mesmo problema, 3 meses de cirurgia e abaixo do umbigo bem inchado, foi colocado tela tbm.

  66. Roselainy
    15 de outubro de 2023 at 19:33 pm

    Tenho 49 anos, tenho endometrioma de parede do lado esquerdo. Ultimamente está doendo direto. A dor irradia, até às costas. Costuma dar “fincada” na altura da cintura. Tem possibilidade de quando vier a menopausa essas dores desaparecerem?
    A cirurgia do endometrioma pode causar parestesia?
    É arriscado não tirar o endometrioma? Obrigada!

    1. 18 de novembro de 2023 at 22:11 pm

      Olá Roselainy, existe possibilidade de ao entrar na menopausa, com a diminuição do estímulo hormonal, ocorrer uma diminuição da dor, mas para pacientes com tanta dor, isso é improvável. A cirurgia para exérese do endometrioma pode causar parestesia SOMENTE se for necessário ressecar um pedaço da parede abdominal (músculo e/ou aponeurose) pois nessa situação existe o risco de acabar cortando um ou mais nervos responsáveis pela sensibilidade da região inguinal, e assim, ficando com a área correspondente de cada nervo adormecida ou formigando, sem sensibilidade. Em lesões superficiais que infiltram somente subcutâneo esse risco é extremamente baixo. Outro ponto a ressaltar é que a própria cicatriz da cesárea (que causou o implante de células do útero) geralmente já causa um adormecimento da região abaixo da cicatriz. O risco de não operar endometriose de parede abdominal é continuar tendo dor e uma qualidade de vida ruim, até com limitações, e da lesão continuar crescendo, e desta forma, quando for operada, vai precisar de uma cirurgia mais complexa e com maior risco de complicações.

  67. Alzenira
    20 de outubro de 2023 at 00:59 am

    Olá doutor! Tenho um nódulo na virilha já bem grandinho por sinal. Há 7 anos que sinto muita dor, ele incha e inflama sempre uns 5 dias antes de menstruar e assim permanece até uns 10 dias depois. Já procurei saber o que é, mais nunca obtive um diagnóstico preciso. Pois já me disseram que era nódulo de gordura, hérnia ingnal, foco de endometriose que saiu fora da cavidade abdominal, nódulo subcutâneo, enfim sofro a 7 anos sem saber ao certo que nódulo é esse. Fui diagnosticada há 2 anos e meio com endometriose profunda e muito avançada com foco nas trompas, ovários, e os órgão colando. mais recebi O milagre de conceber meu filho. E ele já tem 1 ano e 9 meses pra glória de Deus. Lhe contei tudo isso pra lhe perguntar, é seguro fazer a retirada do nódulo com qual que cirurgião ou precisa do especialista em endometriose?

    1. 20 de outubro de 2023 at 06:12 am

      Olá Alzenira.
      O especialista que recomendo procurar elé um cirurgião especialista em hérnias e cirurhias de parede abdominal

  68. SABRINA
    23 de outubro de 2023 at 14:16 pm

    Ei Dr. Boa Tarde.
    fiz um exame q constou endometriose nas alças do utero, no intestino e no utero. Levei pra uma medica e ela me pediu ressonancia, mas me tratou como se nao fosse nada. ela me pediu ressonancia so da pelve. nao pediu nada do intestino. o resultado foi esse… Aspectos de imagem podem corresponder a uma pequeno componente aderencial no recesso posterior da pelve.
    Alterações cicatriciais na parede abdominal e na região ístmica anterior uterina.
    Mínima quantidade de líquido livre na cavidade pélvica.
    Não há sinais de adenomiose.
    Padrão de sinal finamente heterogêneo do miométrio, sem nódulos focais relevantes.

    EU ESTOU EM PRANTOS PQ SINTO DORES HA ANOS E CADA MES PIORA. OS MEDICOS DIZEM QUE É NORMAL SENTIR DOR. ISSO ESTA ACABANDO COMIGO COMO MULHER…. NAO SEI O QUE FAZER PQ OS MEDICOS FALAM QUE NAO TENHO NADA, MAS UM EXAME DIZ UMA COISA E OUTRO DIZ OUTRA…. E SINTO MUITA DOR PRA TUDO!!! ME AJUDA! O QUE FAZER?

    1. 18 de novembro de 2023 at 22:16 pm

      Olá Sabrina, a mensagem mais importante que quero deixar é: NÃO É NORMAL SENTIR DOR! NENHUMA MULHER DEVE “SE ACOSTUMAR” A VIVER COM DOR, E NEM ESPERAR A MENOPAUSA PRA VER SE A DRO VAI MELHORAR.
      Recomendo procurar ginecologista dedicado ao tratamento de endometriose, é o que fará a diferença na sua vida

  69. Sueli dos Santos
    4 de novembro de 2023 at 21:49 pm

    Olá fiz um ultrassom deu que tenho uma imagem nodular na parede da cicatriz da cesariana medindo 12mm as dores são terríveis no período da TPM não consigo nem abaixar fora que queima muito deu utero aumentado também deu liquido nas trompas deu cistos hemorrágico o médico pediu hesterectomia total não posso tomar anticoncepcional ďevido a problema de saúde tô esperando pelo sus nada melhora a dor na cicatriz essa imagem nodula de 12mm pode ser oque

    1. 18 de novembro de 2023 at 22:23 pm

      Pelas poucas informações descritas, pode haver endometriose de parede abdominal e endometriose profunda. Fazer somente a histerectomia para tratar endometriose profunda é um tratamento INADEQUADO, o tratamento correto consiste na retirada de todas as lesões de endometriose. Um tratamento inadequado, além de não resolver o problema, ainda DIFICULTA MUITO a cirurgia de quem for tentar fazer direito depois

  70. Vanessa Soares
    6 de novembro de 2023 at 20:32 pm

    Olá Doutor! Fiz a quase 2 anos a retirada de um endometrioma de parede abdominal, foi colocado tela. Hoje depois de todo esse tempo, a região pubiana ficou alta e rígida, muito feio aliás, não uso nem roupas apertadas, pois sou magra e está alto a região e fica muito aparente. A médica disse q voltaria ao normal logo quando questionei nos 3 primeiros meses, mas nada. Oque seria isso? Um miniabdomenplastia corrige?

    1. 18 de novembro de 2023 at 22:27 pm

      Antes de pensar em abdominoplastia, um abaulamento deve ser investigado para saber se não existe uma complicação com a tela, ou se se formou uma hérnia local.

  71. Amanda Michelle
    3 de dezembro de 2023 at 22:48 pm

    Fui diagnosticada com endometrioma de parede abdominal, está com 1 cm. Tenho Fator V de Leiden Heterozigoto e há 3 anos tive a trombose, estou com medo de fazer essa cirurgia e ter uma nova trombose. Essa cirurgia é simples? Corro riscos?

    1. 1 de março de 2024 at 23:22 pm

      Só o tamanho não é suficiente para dizer o quão complexa seria a sua cirurgia, mas 1,0 cm é um tamanho pequeno e portanto “provavelmente” de menor complexidade. O risco de não operar é a lesão progredir, invadir mais tecidos e eventualmente músculos, tornando a cirurgia mais complexa quando for “um dia” ser realizada. Fica à disposição caso queira agendar uma consulta

  72. Daniela
    3 de janeiro de 2024 at 11:41 am

    Bom dia Dr! Há um ano e meio fiz uma cirurgia para retira de um endometrioma na parede abdominal que estava localizado entre os músculos oblíquos próximo a costela do lado esquerdo. De lá pra cá faço o tratamento oral com dienogeste. Há um mês voltei a sentir os mesmo sintomas só que do lado direito. O endometrioma pode ter voltado?

    1. 1 de março de 2024 at 23:30 pm

      Olá Daniela, a endometriose pode voltar no mesmo lugar sim, mas se a dor é do outro lado não tem como ser uma recidiva. É preciso investigar outras causas

  73. Taynne
    10 de janeiro de 2024 at 10:16 am

    Bom dia!

    Fiz um mapeamento de endometriose para detectar a localização mais precisa de um nódulo na região abdominal.

    “Presença em parede abdominal, em região hipogástrica direita, entre a cicatriz umbilical e a sínfise púbica, de nódulo irregular, heterogêneo, mal definido, intra-aponeurotica, em sua porção anterior, medindo 1,5 x 0,8 x 1,4cm – 0,9cm ³ .

    Algum especialista consegue me ajudar sobre o nódulo e qual provavel modelo de cirurgia poderia ser aplicada?

    1. 1 de março de 2024 at 23:33 pm

      Olá Taynne, recomendo procurar um cirurgião experiente em cirurgias de hérnias e reconstrução de parede abdominal. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  74. Heloa
    12 de fevereiro de 2024 at 10:52 am

    Olá, semana passada me apareceu um caroço bem semelhante a este nós mesmo local. Hoje ele está bem maior, dolorido e avermelhado.
    Não sou mãe.
    O que pode ser ?

    1. 1 de março de 2024 at 23:46 pm

      Muitas coisas. Sugiro passar em consulta

  75. CAMILA
    12 de março de 2024 at 23:20 pm

    Tenho muita dor no abdômen, fiz uma ressonância e deu como se fosse algo sem indetificacao, depois com uma ultrassom de abdômen total se viu um nodulo, podendo ser endometriose de parede.
    Sinto muita dor, começou depois da minha última gestação, onde fiz a laqueadura junto com a cesaria, era uma bolinha e um desconforto. Hoje 8 anos depois não tenho vida, dói muito, se meu intestino fica cheio parece que encosta, ou se bexiga fixa cheia dói muito, pq parece que encosta.
    Coloquei DiU mirena pra diminuir o fluxo, pois cheguei a ter hemorragia, já tomei Pietra, mas nada resolve e as dores pioram… estou desanimada, muita medicação e nada de resolver,.preciso de ajuda e direcionamento

    1. 12 de março de 2024 at 23:25 pm

      Olá Camila, fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  76. Aldenice Alves Ribeiro
    17 de março de 2024 at 21:21 pm

    Tenho três endometriose dois nos cantos da cesária e um perto do umbigo o do umbigo tem 7 centímetros e todos doem muito tomo remédio o tempo todo tomo remédio desogestrel de tratamento já tem 6 meses mais a dor tá cada vez mais forte n sei mas o que fazer já tem 1 ano e 4 meses n sei mas o que fazer pq todo médico passa um tratamento mas n faz efeito.o q eu faço dr??? E quanto e um cirugia desse endometriose

    1. 17 de março de 2024 at 21:26 pm

      Olá Aldenice, endometriose de parede de 7cm o tratamento é a CIRURGIA, provavelmente com necessidade de reconstrução da parede abdominal com tela.
      Orçamento de cirurgia depende do que efetivamente precisa ser feito na cirurgia e do material necessário. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.

      1. Rose
        18 de março de 2024 at 19:37 pm

        Dr, fiz a cirurgia de endometriose em novembro de 2023, foi colocado tela cirurgia, foi cirurgia aberta, no corte da cesaria, o nódulo estava abaixo do umbigo e outro próximo a Cesária lado direito, os pontos secou rápido, porém minha barriga ta enorme, ta inchada, e estou com seroma, o cirurgião q me operou drenou uma vez só apenas 20 ml, e agora ele não atende mais onde passava, to desesperada, pq a barriga ta muito inchada, queria saber se ainda é considerado normal esse inchaço, o cirurgiao me disse que descolou toda a parte de baixo da barriga.

        1. 18 de março de 2024 at 20:31 pm

          Olá Rose, pós-operatório só examinando pra dizer alguma coisa. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  77. Beth
    20 de março de 2024 at 13:14 pm

    Olá Dr,
    Há muitos anos vinha sofrendo de fortes dores durante a menstruação, fluxo emorme e irregulares. Em outubro de 2022 fui diagnosticada e operada de endometriose na parede abdominal (umbigo) tamanho total de 4 cm. Não foi colocada tela nem nada do tipo. No passado já tinha sido operada de hérnia umbilical. Apos a cirurgia e até o presente momento faço uso de anticoncepsional fazendo o bloqueio completo do fluxo de menstruação. Não sou mãe. De 1 mês para cá tenho sentido incomodo no umbigo novamente. Dependendo do movimento, sinto fisgadas no umbigo, ainda não é uma dor constante como era antes de operar. Seria uma possibilidade o nódulo estar voltando?

    1. 4 de maio de 2024 at 09:32 am

      Olá Beth, minha recomendação seria investigar para descartar 2 possibilidades: hérnia no local da cirurgia e recidiva da endometriose.
      Fico à disposição caso queira agendar uma avaliação

  78. Cassia
    25 de março de 2024 at 15:39 pm

    Olá Dr. Tenho endometriose no canal de nuck é indicado a cirurgia ou consigo tratamento sem cirurgia?! Sinto dor e desconforto no período menstrual pois o nódulo é palpável …
    Na região onde moro não dão muita importância e só receitam anticoncepcional gostaria de saber mais sobre

    1. 25 de março de 2024 at 19:18 pm

      Olá Cássia, seu caso é uma raridade, pela proximidade de órgãos e estruturas importantes, a minha recomendação pra evitar o risco da lesão crescer e invadir estas estruturas, necessitando de uma cirurgia mais complexa e com maiores riscos. A depender da profundidade e da existência de hérnia associada a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva por videolaparoscopia / robótica, ou da forma convencional . Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.

  79. Evelin
    26 de março de 2024 at 12:35 pm

    Boa tarde, dr!. Hoje está fazendo 49 dias da minha cirurgia de histerectomia + retirada de endometrioma da cicatriz da cesaria + hernioplastia abdominal com fechamento de diástase. Há 31 dias tive uma complicação, uma infecção na pelve, na cicatriz da cesaria, onde retirou o nódulo de endometriose e que não foi preciso colocar tela e que foi preciso tratar com antibiótico endovenoso por 6 dias na internação hospitalar e depois via oral em casa por mais 7 dias. Ainda no hospital, a infecção rompeu um ponto da cirurgia na pelve e o médico realizou drenagem no local para retirada da secreção. Hoje eu estou me sentindo bem, com edema abdominal e tratando recentemente com drenagem linfática e uso da cinta compressora. Minha dúvida é: é normal o inchaço também na região da pelve, pubiana, com os grandes lábios inchados ou pode estar ocorrendo alguma outra complicação?

    1. 4 de maio de 2024 at 09:37 am

      Olá Evelin, para responder é preciso uma consulta e exame físico. Fico à disposição caso queira agendar

  80. Thais
    18 de abril de 2024 at 14:12 pm

    Olá Dr. Fui diagnosticada com focos de endometriose!
    Depois de sentir a presença de um nódulo a poucos centímetros da cicatriz da cesárea , que é doloso , e principalmente ao toca-lo. Desde então além das dores, sinto falta de ar, uma sensação de estar cheia, inchaço, enjoos , e recentemente até cheguei a vomitar e ter diarreia. comecei com os sintomas dia 02\04 , fiz a ultrassom dia 04/04 que o resultado foi: presença de nódulo sólido de contorno regulares, hipoecogênico , medindo 0,9 , 0,8 x 0,7 cm, situado em meio a gordura subcutânea . (indefino, porém considerar a hipótese de endometriose)
    ontem dia 17/04 passei com ginecologista q me disse q terei que fazer uma cirurgia.
    Qual cirurgia você acredita que seja a mais recomendada: por videolaparoscopia / robótica, ou da forma convencional?

    1. 4 de maio de 2024 at 09:42 am

      Olá Thais, para uma lesão pequena e restrita ao subcutâneo como a que você descreveu acima, a cirurgia aberta é a recomendada.
      Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  81. Taisa cravo
    27 de abril de 2024 at 19:20 pm

    Dr, espero que possa me responder.
    Fiz uma terceira cesarea há 12 dias atrás e junto a retirada de um endometrioma de parede abdominal, eu não aguento ficar 5 minutos que pé que começa queimar na região aonde foi tirado o nódulo. Não é dor pos cesarea pq sei identificar é da cirurgia mesmo, a dra que fez foi obstetra e ela disse que o nódulo tinha em torno de 3cm…. é normal queimar tanto ? Não consigo ficar de pé nem andar mto tempo. Estou preocupada

    1. 4 de maio de 2024 at 09:46 am

      Olá Taisa, pode ter várias causas, é necessário uma consulta para direcionar a investigação. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta

  82. NADIA FERNANDA
    1 de maio de 2024 at 12:31 pm

    Olá Doutor ! Boa tarde !
    Tenho endometriose de parede muscular,quais são os riscos de uma possível gravidez

    1. 4 de maio de 2024 at 09:47 am

      Olá Nádia, o risco maior é o aumento da dor e desconforto local, pois o abdome vai aumentar de volume e o feto comprimir a parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?