Diverticulite
O divertículo é uma saliência para fora da parede de uma víscera oca. No ocidente, 85% dos divertículos do aparelho digestório localizam-se no cólon sigmoide.
A presença de inúmeros divertículos é chamada de diverticulose. A inflamação do divertículo é a diverticulite.
O divertículo pode surgir por idade avançada, dieta pobre em fibras, excesso de carboidratos, principalmente “industrializados” (aumentam o risco de prisão e ventre), baixo consumo de líquidos, sedentarismo ou predisposição genética.
Divertículos não costumam ter sintomas específicos, podendo se manifestar com desconforto abdominal, constipação intestinal, ou alterações do hábito intestinal, sendo muitas vezes diagnosticados em uma colonoscopia ou tomografia realizadas por outros motivos. A diverticulite leva à dor de forte intensidade e início súbito, normalmente em quadrante inferior esquerdo do abdome, pode ser acompanhada de constipação ou diarreia, febre, náuseas e vômitos. O divertículo inflamado, este pode perfurar e extravasar para a cavidade abdominal. Esse pus extravasado pode ficar localizado próximo ao ponto de perfuração (abscesso localizado) ou pode se espalhar pela cavidade abdominal (peritonite generalizada). Outra complicação é o sangramento intestinal, vermelho vivo, podendo chegar a grandes perdas de sangue, que podem precisar de internação hospitalar e até transfusão.
O diagnóstico é feito por história clinica relatada pelo paciente e pelo exame físico, confirmado pela tomografia, que mostra além do processo inflamatório, a presença ou não de pus extravasado e sua localização. A colonoscopia deve ser evitada durante a crise aguda por risco de perfuração do intestino durante o exame, mas tem papel importante no seu acompanhamento, após resolução do quadro agudo. No caso do sangramento intestinal a investigação é feita com a colonoscopia, que pode identificar o local do sangramento e muitas vezes controlá-lo. O tratamento da diverticulite não complicada (sem perfuração intestinal ou abscesso) a princípio é clínico, com dieta líquida, antibioticoterapia e medicamentos para tratar a dor e os demais sintomas. A cirurgia só é necessária quando o tratamento clinico não resolve o quadro ou se houver perfuração. Alguns pacientes com quadros agudos de repetição, mesmo com boa resposta ao tratamento clínico, podem ter indicação de cirurgia de forma eletiva. Essa operação visa remover o segmento comprometido do intestino para que não ocorra mais a inflamação de repetição. A cirurgia pode ser aberta (com corte) ou preferencialmente (quando possível) por laparoscopia. A necessidade de realizar uma colostomia (abertura do intestino na pele lateral do abdome com bolsa própria para recolhimento das fezes) ou não, e a necessidade de cirurgias múltiplas vai depender de cada caso e deve ser decisão tomada pelo cirurgião no momento da operação.
Boa tarde
Estou sentindo constantemente dores do lado esquerdo, pensava que seria pedras nos rins, porem na ultrassom não deu nada nos rins, tenho cálculos na vesícula mas nesse caso, as dores seriam do lado direito. Como tenho prisão de ventre, teria possibilidade de se tratar de diverticulite? A ultrassom de abdome total não detecta isso? já fiz 2 e não falaram nada sobre intestino, fiz endoscopia que deu hpilory, fiz o tratamento, mas não falou mais nada sobre o intestino, vou ao gastro, falo sobre essa dor do lado esquerdo e ninguém me diz nada, só deu requisição para o exame de intolerância lactosa e focam apenas na vesícula. Lendo essa matéria fico pensando se meu caso teria alguma relação. que exame posso solicitar ao meu médico para que haja uma investigação mais apurada sobre essa dor que sinto do lado esquerdo da barriga?
Olá Eliude, pela sua descrição não sei exatamente “onde” do lado esquerdo é a dor, e para direcionar a investigação adequada seria necessária uma anamnese e exame físico para melhor caracterizar a dor e os sintomas. Diverticulite é um problema agudo, então se essa dor está acontecendo há poucos dias pode até ser uma diverticulite sim, e neste caso, o melhor exame para diagnóstico é uma tomografia de abdome e pelve com contraste endovenoso. Se a dor e os sintomas tem mais tempo, como semanas ou até meses, é muito improvável que se trate de uma inflamação aguda de diverticulos do intestino. Na presença de divertículos no intestino (sem inflamação, sem diverticulite) é difícil diferenciar se os sintomas são da constipação intestinal (prisão de ventre), de uma síndrome do intestino irritável ou outros diagnósticos diferenciais, e neste caso a investigação deve incluir a realização de uma colonoscopia.
Obrigada por me responder. Me ajudou muito!
Oi doutor tenho devirticulite cm uma perfuração, mas fui hospitalizada e estou tratando cm antibióticos em casa Não tenho dores mais Não tive febre,só um desconforto na barriga gostaria de saber se e normal,se nesse caso precisa ser feito cirurgia
Se a diverticulite estiver bloqueada e o paciente responder bem ao tratamento com antibióticos não é necessária cirurgia neste momento. A necessidade de uma cirurgia agendada, para evitar que isso ocorra novamente precisa ser individualizada em uma consulta. Fico à disposição caso queira agendar
Ola dr tive uma crise de diverticulite , apareceu na ecografia, no exame de sangue, no exame físico, mas não apareceu na tomografia, eu já estava tomando antibiótico a 3 dias, mas não constou nada na tomografia com contraste, mas ainda sinto dores lado esquerdo e na parte de cima do abdômen o que fazer agora?
Olá Suzi, para responder esse tipo de pergunta é necessário anamnese, exame fisico e ver os exames, ou seja, uma consulta. Sugiro agendar com um cirurgião.