Gastrite
O estômago é semelhante a uma bolsa com formato da letra “J”, que tem a função de triturar e fracionar os alimentos, liberando-os lentamente para o intestino, onde serão absorvidos.
O resultado da trituração e do fracionamento é obtido pela mistura do alimento com o suco gástrico, que contém entre outros componentes, o ácido clorídrico e enzimas digestivas.
A gastrite é a inflamação do estômago. Ela pode ser aguda (recente) ou crônica (antiga), causada pela agressão do ácido na mucosa gástrica (parte interna da parede), tanto pelo aumento da produção de ácido, quanto pela diminuição dos fatores de proteção da mucosa. Esse desequilíbrio entre ácido e fatores protetores pode ocorrer por erros alimentares, como o consumo excessivo de alimentos, tanto em quantidade como em qualidade (refrigerantes, condimentos, etc.); cigarro, bebidas alcoólicas, café, chá preto; medicamentos como ácido acetilsalicílico (AAS) e antiinflamatórios, bem como por estresse. A presença da bactéria Helicobacter pylori pode ser causa do aparecimento de gastrite ou de úlceras no estômago. A formação de úlcera, pela presença desta bacteria é um fator que pode aumentar o risco de desenvolver câncer no estômago.
O sintoma clássico é a queimação ou dor em aperto na “boca do estômago”. Pode se manifestar com perda de apetite e em alguns casos com náuseas e/ou vômitos. A sensação de “estômago cheio” rapidamente pode ser sentida. A confirmação do diagnóstico é feita pela endoscopia. Durante o exame poderá ser feito um teste para saber se há ou não a presença do Helicobacter pylori no estômago.
Tratamento
O tratamento medicamentoso visa a diminuição da produção do ácido e a melhora dos fatores de proteção da mucosa. Atualmente existem medicamentos que conseguem isso de maneira bastante eficiente e que podem ser associados a digestivos ou antiácidos de acordo com a necessidade. Em paralelo ao tratamento medicamentoso, e tão importante quanto, os vícios e erros alimentares devem ser corrigidos. Fracionamento da dieta (comer em menor quantidade e mais vezes durante o dia) é recomendado, sendo o ideal não ficar mais do que 4 horas sem alimentar-se. Mastigar bem e comer devagar devem ser regra. Bebidas alcoólicas, cigarro, pimenta, café ou chá preto em abundancia e condimentos fortes devem ser evitados ou abolidos. Medicamentos que causam gastrite devem ser suspensos quando possível, ou trocados. Antibióticos são usados quando necessidade de erradicar o Helicobacter pylori.
Não existe tratamento cirúrgico para gastrite.
Eu visitei seu site, gostei da apresentação, me ajudaram.
Muito obrigado Pedro!