Hérnia é a passagem de alguma estrutura ou órgão por um orifício (anel herniário) natural ou adquirido.
No caso da parede abdominal, é a passagem de um ou mais órgãos pela musculatura do abdome, causando um abaulamento visível. O órgão mais comum dentro de uma hérnia é o intestino delgado.
As hérnias mais comuns são:
Hérnia Epigástrica
Hérnia Umbilical
Hérnia Femoral
Hérnia Inguinal
Hérnia Incisional
O tratamento das hérnias é quase sempre cirúrgico. As hérnias não complicadas são tratadas eletivamente, ou seja, através de cirurgia programada.
Essa herniorrafia (cirurgia) consiste na recolocação do conteúdo de volta na cavidade abdominal e fechamento do orifício por onde houve a sua passagem. Atualmente, além desse fechamento do orifício é colocada uma tela cirúrgica, que produz uma camada de reforço, diminuindo a chance da hérnia voltar no mesmo local. Além das hérnias, a cirurgia de parede abdominal compreende a reconstrução da parede abdominal em casos em que é necessário ressecar (cortar e retirar) um segmento da parede abdominal, como tumores e nódulos; e a utilização de técnicas de fechamento temporário e definitivo do abdome (em emergências que é necessário reoperar o abdome do paciente, de forma programada, após emergências ou traumatismo grave).